EXPOSIÇÃO
Geografias da ancestralidade
Data
26.04 a 30.06.23
Visitas
De terça a sábado, das 11h às 19h, domingos e feriados, das 12h às 18h
Local
Paço das Artes – R. Albuquerque Lins, 1345 – Higienópolis
Ingresso
Gratuito
Geografias da ancestralidade, com curadoria de Renata Felinto, reúne obras de arte provenientes de diferentes narrativas artísticas fundamentadas por levantamentos biográficos de onze artistas atuantes em diversas regiões do Brasil, que discutem e/ou enfrentaram deslocamentos físicos, estéticos e poéticos.
Aspectos da ancestralidade afrodiaspórica residem e resistem nas visualidades de suas produções, na riqueza das linguagens sobre as quais se debruçam, ainda que as obras sejam criadas por artistas de gerações, gêneros e culturas distintas.
Esta exposição coletiva promove reconexões por meio de memórias compartilhadas, conscientes e inconscientes, de diálogos entre estilos e processos criativos prenhes de experimentações, que mantêm vivo no presente o sentimento de uma comunidade artística sonhada mesmo perante o processo de invisibilização de criações, de certo silêncio histórico e de desafios decorrentes da socialização no sistema das artes visuais. É uma revisita e um festejo aos recônditos das artes visuais de 1960 até a contemporaneidade.
Raquel Trindade de Souza
João Cândido da Silva
Jofe Santos
Miro
Robinho Santana
Catarina Dantas
Maria Lídia Magliani
Jerona Ruyce
Mestre Antônio Luiz
Antonio Pulquério
May Agontinmé