Carregando Eventos

Memória e arquivo na e da arte contemporânea

Data

12/09/2012

A preservação da memória da arte contemporânea é uma das grandes preocupações do Paço das Artes. Visando fomentar discussões acerca do assunto, a instituição promove o evento Memória e arquivo na e da arte contemporânea no dia 12 de setembro, quarta-feira, a partir das 14h30. Concebido por Priscila Arantes, diretora técnica e curadora do Paço das Artes, e organizado por Priscila com colaboração de Lilian Amaral, o evento também será marcado pela inauguração do Espaço de Leitura da instituição e pelo lançamento do Guia de Arquivo do Paço das Artes. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.



A problemática da preservação da arte contemporânea, bem como da memória das ações neste campo, instiga debates não somente entre conservadores e restauradores, mas também nos setores curatorial e educativo, além de servir como tema de criação dos próprios artistas. Foi em 2010, quando completou 40 anos, que o Paço das Artes deu início a ações como a organização e documentação do Acervo Documental e desenvolvimento do Guia de Arquivo. A preservação da memória de suas ações, bem como da arte contemporânea, também se faz presente nos catálogos, vídeos e projetos específicos desenvolvidos para o site da instituição.



Entender o lugar da memória e do arquivo da arte contemporânea é o foco do evento Memória e Arquivo na e da Arte Contemporânea.



PROGRAMAÇÃO

Memória e Arquivo na e da Arte Contemporânea



14h30 às 16h

Mesa Acervo, preservação e memória da arte contemporânea – os desafios da preservação da memória da arte contemporânea nos museus de arte

Com Ana Magalhães, Ana Paula Nascimento, Renata Motta e Priscila Arantes (que também fará a mediação da conversa)





17h às 18h30

Mesa Arquivo e acervo vivo – Práticas curatoriais e artísticas contemporâneas que operam com memória, acervo e arquivo

Com Ana Luiza Fonseca, Giselle Beilgueman, Lucio Agra e Lilian Amaral (que também fará a mediação da conversa)





18h30

Lançamento do Espaço de Leitura e Guia do Arquivo do Paço das Artes



Ana Luiza Fonseca é graduada em artes plásticas pela FAAP. Foi curadora do projeto A casa visita na Casa Tomada e Ateliê 397 (SP, 2011) e da exposição 2 de copas, na galeria Vera Cortês em Lisboa (Portugal, 2010). Atua como coordenadora do Tijuana, espaço na Galeria Vermelho dedicado a livros e publicações de artista, e trabalhos com edições. 

Ana Magalhães é historiadora da arte e professora doutora da divisão de pesquisa em arte, teoria e crítica do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP). Atua como membro do Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA).



Ana Paula Nascimento é doutora pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Atua como curadora e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Crítica e História da Arte da Pinacoteca do Estado de São Paulo.



Giselle Beiguelman é midiartista e professora universitária. Atua nas áreas relacionadas à criação e crítica de arte midiática. É professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), nas áreas de história da arte e design.



Lilian Amaral é mestre e doutora em artes pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Atua como diretora do Museu Aberto BR: Museus e Cidades em transformação.



Lucio Agra é doutor em comunicação e semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atua como performer, poeta e professor universitário.



Priscila Arantes é PhD em comunicação e semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atua como diretora técnica e curadora do Paço das Artes desde 2007.



Renata Motta é graduada em arquitetura pela Universidade de São Paulo. Atua como diretora do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. 

agenda
Governo do Estado de SP