Data
20/05/2013 a 08/06/2013
Entre os dias 05 e 08 de junho de 2013, o Paço das Artes recebe a segunda edição do FESTIM (Festival de Teatro em Miniatura), projeto realizado pelo Grupo Girino Teatro de Animação. Com o objetivo de promover as novas possibilidades acerca do Teatro de Animação, a programação conta com apresentações de mini espetáculos, caixas de teatro lambe-lambe, experiências cênicas, performances, oficinas e debates, além do lançamento da segunda edição da Revista Anima. A participação no Festival é gratuita.
Assista o vÃdeo teaser do evento.
O Teatro em Miniatura é composto por espetáculos curtos, que utilizam bonecos ou elementos cênicos em escala reduzida para propor uma aproximação mais intimista com o público. Trata-se de um convite à experimentação do que há de poético e lúdico nos pequenos objetos. A partir desses —micro universos—, o público se aproxima e se torna mais cúmplice, transpondo o cotidiano e adentrando um espaço mágico e encantador.
O Festival fomenta o intercâmbio entre grupos e artistas de todo o paÃs, apresentando um panorama da criação artÃstica através das miniaturas e suas especificidades. Além de espetáculos, experiências cênicas e debates, a programação do FESTIM é composta por três atividades de formação gratuitas:
A Oficina de Teatro de Papel: experiências cênicas têm como objetivo a introdução ao universo do teatro de animação em miniatura e a experimentação do papel como material expressivo. Os participantes terão a oportunidade de construir formas, bonecos e cenários, tendo o papel como suporte artÃstico, para experimentar a manipulação desses elementos, criando cenas curtas e desenvolvendo experiências cênicas. A oficina acontece nos dias 06 e 07 de junho, das 09h à s 13h.
O Workshop de Teatro de Sombras visa propiciar um contato com as técnicas do Teatro de Sombras, através de projeção e narrativas, confecção dos bonecos e cenários, mecanismos de articulação e exercÃcios de manipulação. A atividade irá abordar também um pouco da história deste tipo de narrativa, equipamentos, percepções de luz e sombra. A oficina acontece nos dias 05, 06 e 07 de junho, das 14h à s 18h.
Já o Paço Criança: experimentações com teatro de animação é uma atividade direcionada ao público infantil e realizada pelo Núcleo Educativo do Paço das Artes. A oficina acontece no dia 08 de junho, a partir das 14h30, com o tema Experimentações com Teatro de Animação. A partir do uso de materiais expressivos como papel e sombra, os participantes terão a oportunidade de desenvolver projetos de criação de bonecos, além de dar vida a esses personagens através da manipulação.
Todas as atividades são gratuitas. Para participar das oficinas, é necessário fazer inscrição pelo telefone (11) 3814-4832 ou através do e-mail educativo@pacodasartes.org.br. Quem se inscrever por e-mail deve informar nome completo e idade dos participantes, além de telefone para contato.
Ainda na programação, as convidadas Juliana Notari (Cia Duoanfibio), Mariane Gutierrez (Grupo Pia Fraus) e Sandra Vargas (Grupo Sobrevento), sob mediação de Tiago Almeida (Grupo Girino), conversam com o público durante o Café debate, evento que pretende criar um espaço de troca e compartilhamento de experiências acerca do Teatro de Animação e suas potencialidades. O espaço é uma oportunidade de divulgação e reflexão sobre os espetáculos apresentados e o contato do público com os artistas participantes.
Na mesma ocasião, acontece o lançamento da segunda edição da revista Anima, constituÃda de textos e trabalhos convidados. A proposta da publicação é promover um canal de troca e compartilhamento de informações e experiências das possibilidades expressivas das miniaturas, promovendo um diálogo com as linguagens artÃsticas do teatro, performance e artes visuais. O evento acontece no dia 07 de junho, Ã s 19h, com entrada gratuita e aberta ao público.
O Teatro em Miniatura é composto por espetáculos curtos, que utilizam bonecos ou elementos cênicos em escala reduzida para propor uma aproximação mais intimista com o público. Trata-se de um convite à experimentação do que há de poético e lúdico nos pequenos objetos. A partir desses —micro universos—, o público se aproxima e se torna mais cúmplice, transpondo o cotidiano e adentrando um espaço mágico e encantador.
O Festival fomenta o intercâmbio entre grupos e artistas de todo o paÃs, apresentando um panorama da criação artÃstica através das miniaturas e suas especificidades. Além de espetáculos, experiências cênicas e debates, a programação do FESTIM é composta por três atividades de formação gratuitas:
A Oficina de Teatro de Papel: experiências cênicas têm como objetivo a introdução ao universo do teatro de animação em miniatura e a experimentação do papel como material expressivo. Os participantes terão a oportunidade de construir formas, bonecos e cenários, tendo o papel como suporte artÃstico, para experimentar a manipulação desses elementos, criando cenas curtas e desenvolvendo experiências cênicas. A oficina acontece nos dias 06 e 07 de junho, das 09h à s 13h.
O Workshop de Teatro de Sombras visa propiciar um contato com as técnicas do Teatro de Sombras, através de projeção e narrativas, confecção dos bonecos e cenários, mecanismos de articulação e exercÃcios de manipulação. A atividade irá abordar também um pouco da história deste tipo de narrativa, equipamentos, percepções de luz e sombra. A oficina acontece nos dias 05, 06 e 07 de junho, das 14h à s 18h.
Já o Paço Criança: experimentações com teatro de animação é uma atividade direcionada ao público infantil e realizada pelo Núcleo Educativo do Paço das Artes. A oficina acontece no dia 08 de junho, a partir das 14h30, com o tema Experimentações com Teatro de Animação. A partir do uso de materiais expressivos como papel e sombra, os participantes terão a oportunidade de desenvolver projetos de criação de bonecos, além de dar vida a esses personagens através da manipulação.
Todas as atividades são gratuitas. Para participar das oficinas, é necessário fazer inscrição pelo telefone (11) 3814-4832 ou através do e-mail educativo@pacodasartes.org.br. Quem se inscrever por e-mail deve informar nome completo e idade dos participantes, além de telefone para contato.
Ainda na programação, as convidadas Juliana Notari (Cia Duoanfibio), Mariane Gutierrez (Grupo Pia Fraus) e Sandra Vargas (Grupo Sobrevento), sob mediação de Tiago Almeida (Grupo Girino), conversam com o público durante o Café debate, evento que pretende criar um espaço de troca e compartilhamento de experiências acerca do Teatro de Animação e suas potencialidades. O espaço é uma oportunidade de divulgação e reflexão sobre os espetáculos apresentados e o contato do público com os artistas participantes.
Na mesma ocasião, acontece o lançamento da segunda edição da revista Anima, constituÃda de textos e trabalhos convidados. A proposta da publicação é promover um canal de troca e compartilhamento de informações e experiências das possibilidades expressivas das miniaturas, promovendo um diálogo com as linguagens artÃsticas do teatro, performance e artes visuais. O evento acontece no dia 07 de junho, Ã s 19h, com entrada gratuita e aberta ao público.
PROGRAMAÃÃO DE ESPETÃCULOS
08 de junho, sábado, a partir das 14h
Cristhian Macedo Lins | São Paulo (SP)
Teatro de sombras da mala
Apresentação de Teatro de Sombras, tendo como suporte uma mala, que além de conter a tela para a apresentação embutida na mesma, ainda abriga uma pequena vitrola Philips para execução de trilha sonora com discos de vinil. A experiência cênica Teatro de sombras da mala tem como repertório proposto a história O Pescador, do sombrista Valter Valverde.
Daniel Viana | São Paulo (SP)
O que devo ao meu pai?
Utilizando um caderno em miniatura e fotografias da infância, a cena O que devo ao meu pai? dialoga com a história pessoal do artista e mistura seu depoimento autoral com ficção. A cena reflete sobre a ausência da figura paterna nos lares periféricos, e é inspirada nos desenhos de famÃlia realizados por crianças que perderam o pai.
Daniele Madrid | Curitiba (PR)
Caixarola, Teatro de Caixa Ambulante
De longe, avista- se em meio à fumaça e cantoria uma carruagem e uma menina mascarada. O som medieval confunde-se com o convite. O que está acontecendo? Um espetáculo se inicia. Seu nome? De La Múrcia!!! Uma pessoa por vez entra na carruagem e assiste ao espetáculo teatral de apenas 5 minutos, fazendo uma viagem pela Espanha do século XVI. A peça retrata o sonho, a liberdade e a arte, onde o convite é refletir sobre igualdade, força e esperança.
Guilherme Peixoto | Itajaà (SC)
Miragem
Inspirada livremente no texto La Sed, de Rafael Curci, Miragem é uma reflexão sobre as diversas —sedes— que o ser humano sente nos desertos da vida. —Ã a alma hoje que está tão deserta. Morre-se de sede.— Saint-Exupéry
E você, tem sede de quê?
Gustavo Guimarães Gonçalves | São Paulo (SP)
O guloso
A peça é inspirada na primeira prova do poeta Paulo Eiró, figura do século XIX precursora de textos abolicionistas e republicanos com uma vida muito conturbada. Quando criança, morava em Santo Amaro (atual bairro de São Paulo) com seus pais, irmãos e uma simpática escrava – —Mãe preta—. Durante uma tarde, após a ingestão de uma quantidade exagerada de pitanga, passou mal e escreveu: —Foi a minha gulodice—.
Iasmim Marques | Belo Horizonte (MG)
Coração alado
A história apresenta o universo de uma menina que segue a tentativa de não ser mais —diferente—. Na narrativa, o voraz cotidiano em que vive não a integra, e sim a devora. Mas ela compreende que ser estranha acabou por fazer misteriosamente parte de sua vida.
Coração alado é um espetáculo que se utiliza da técnica do teatro de sombras para expressar a transformação de um estado de existência para outro. Assim, o espectador é convidado a olhar através de um orifÃcio e compartilhar o segredo guardado dentro dessa caixa pulsante.
Igor Godinho | Belo Horizonte (MG)
Verbo
—Tú és pó e ao pó retornarás—. Esse é o ponto de partida do espetáculo Verbo, que trata da criação do homem, abordando sua fragilidade e sua condição no mundo em uma montagem intimista, livremente inspirada no livro do Gênesis.
Josi Luz | Ouro Preto (MG)
Pequena Frida Kahlo
Abre-se uma maleta e descobre-se um novo mundo! O pequeno mundo de Frida Kahlo. A Fridinha mostra a todos seu quarto, descobre-se no espelho e se põe a pintar-se, dividindo com o público um pouco de sua intimidade.
Laura Correa | Itajaà (SC)
El Viaje
As viagens são um meio para quem procura a transformação. Mas paradoxalmente, essa transformação potencia nossa essência, aquilo que verdadeiramente somos. E é sempre o amor (Ã vida, Ã outra pessoa, a si próprio) que nos motiva. Espetáculo lambe-lambe inspirado livremente na canção infantil Manuelita, la tortuga, da autora argentina Maria Elena Walsh.
Léia Izumi | São Paulo (SP)
Trailler Teatro de Terror
A peça se contrói a partir do trailler de um espetáculo, utilizando a técnica de teatro de brinquedo para contar a história de Vlady, um vampiro sedento de sangue que sai em busca de uma vÃtima. O cenário é inspirado em filmes de terror das décadas de 30 e 40. Estruturado como um trailler de filme, contém resumidamente a saga do vampiro, dando à cena suspense e emoção.
Mônica Longo | Itajaà (SC)
Missiva
As mensagens em garrafas estão pelo mundo, jogadas ao sabor das ondas. Que fim elas levam—¦ vão ao fundo ou encalham? São profundas ou —algo que as valham—? Espetáculo inspirado nessas garrafas sem destino, que navegam pelos mares à procura de alguém que as decifrem. A história é encenada dentro de uma garrafa e o público é convidado a espiar pelo gargalo. Toda a estética foi concebida a partir das cartas, bilhetes e recados recebidos pela autora.
Paulo Henrique Alves e Verônica Giordano| São Paulo (SP)
O pequeno grande teatro
—Os Lusos—: Desbravando os mares nunca antes navegados, um navio parte rumo à s Ãndias e, no percurso, enfrenta monstros marinhos e outros perigos, até chegar à cidade de Calicute.
Cristhian Macedo Lins | São Paulo (SP)
Teatro de sombras da mala
Apresentação de Teatro de Sombras, tendo como suporte uma mala, que além de conter a tela para a apresentação embutida na mesma, ainda abriga uma pequena vitrola Philips para execução de trilha sonora com discos de vinil. A experiência cênica Teatro de sombras da mala tem como repertório proposto a história O Pescador, do sombrista Valter Valverde.
Daniel Viana | São Paulo (SP)
O que devo ao meu pai?
Utilizando um caderno em miniatura e fotografias da infância, a cena O que devo ao meu pai? dialoga com a história pessoal do artista e mistura seu depoimento autoral com ficção. A cena reflete sobre a ausência da figura paterna nos lares periféricos, e é inspirada nos desenhos de famÃlia realizados por crianças que perderam o pai.
Daniele Madrid | Curitiba (PR)
Caixarola, Teatro de Caixa Ambulante
De longe, avista- se em meio à fumaça e cantoria uma carruagem e uma menina mascarada. O som medieval confunde-se com o convite. O que está acontecendo? Um espetáculo se inicia. Seu nome? De La Múrcia!!! Uma pessoa por vez entra na carruagem e assiste ao espetáculo teatral de apenas 5 minutos, fazendo uma viagem pela Espanha do século XVI. A peça retrata o sonho, a liberdade e a arte, onde o convite é refletir sobre igualdade, força e esperança.
Guilherme Peixoto | Itajaà (SC)
Miragem
Inspirada livremente no texto La Sed, de Rafael Curci, Miragem é uma reflexão sobre as diversas —sedes— que o ser humano sente nos desertos da vida. —Ã a alma hoje que está tão deserta. Morre-se de sede.— Saint-Exupéry
E você, tem sede de quê?
Gustavo Guimarães Gonçalves | São Paulo (SP)
O guloso
A peça é inspirada na primeira prova do poeta Paulo Eiró, figura do século XIX precursora de textos abolicionistas e republicanos com uma vida muito conturbada. Quando criança, morava em Santo Amaro (atual bairro de São Paulo) com seus pais, irmãos e uma simpática escrava – —Mãe preta—. Durante uma tarde, após a ingestão de uma quantidade exagerada de pitanga, passou mal e escreveu: —Foi a minha gulodice—.
Iasmim Marques | Belo Horizonte (MG)
Coração alado
A história apresenta o universo de uma menina que segue a tentativa de não ser mais —diferente—. Na narrativa, o voraz cotidiano em que vive não a integra, e sim a devora. Mas ela compreende que ser estranha acabou por fazer misteriosamente parte de sua vida.
Coração alado é um espetáculo que se utiliza da técnica do teatro de sombras para expressar a transformação de um estado de existência para outro. Assim, o espectador é convidado a olhar através de um orifÃcio e compartilhar o segredo guardado dentro dessa caixa pulsante.
Igor Godinho | Belo Horizonte (MG)
Verbo
—Tú és pó e ao pó retornarás—. Esse é o ponto de partida do espetáculo Verbo, que trata da criação do homem, abordando sua fragilidade e sua condição no mundo em uma montagem intimista, livremente inspirada no livro do Gênesis.
Josi Luz | Ouro Preto (MG)
Pequena Frida Kahlo
Abre-se uma maleta e descobre-se um novo mundo! O pequeno mundo de Frida Kahlo. A Fridinha mostra a todos seu quarto, descobre-se no espelho e se põe a pintar-se, dividindo com o público um pouco de sua intimidade.
Laura Correa | Itajaà (SC)
El Viaje
As viagens são um meio para quem procura a transformação. Mas paradoxalmente, essa transformação potencia nossa essência, aquilo que verdadeiramente somos. E é sempre o amor (Ã vida, Ã outra pessoa, a si próprio) que nos motiva. Espetáculo lambe-lambe inspirado livremente na canção infantil Manuelita, la tortuga, da autora argentina Maria Elena Walsh.
Léia Izumi | São Paulo (SP)
Trailler Teatro de Terror
A peça se contrói a partir do trailler de um espetáculo, utilizando a técnica de teatro de brinquedo para contar a história de Vlady, um vampiro sedento de sangue que sai em busca de uma vÃtima. O cenário é inspirado em filmes de terror das décadas de 30 e 40. Estruturado como um trailler de filme, contém resumidamente a saga do vampiro, dando à cena suspense e emoção.
Mônica Longo | Itajaà (SC)
Missiva
As mensagens em garrafas estão pelo mundo, jogadas ao sabor das ondas. Que fim elas levam—¦ vão ao fundo ou encalham? São profundas ou —algo que as valham—? Espetáculo inspirado nessas garrafas sem destino, que navegam pelos mares à procura de alguém que as decifrem. A história é encenada dentro de uma garrafa e o público é convidado a espiar pelo gargalo. Toda a estética foi concebida a partir das cartas, bilhetes e recados recebidos pela autora.
Paulo Henrique Alves e Verônica Giordano| São Paulo (SP)
O pequeno grande teatro
—Os Lusos—: Desbravando os mares nunca antes navegados, um navio parte rumo à s Ãndias e, no percurso, enfrenta monstros marinhos e outros perigos, até chegar à cidade de Calicute.
—A Selva—: Em plena selva tropical, o Ãndio Peri luta com onças destemidas e perigosos bandeirantes, em meio a tantos desafios encontra a jovem e bela Ceci.
Priscila Jácomo | São Paulo (SP)
Cuidado frágil
Uma professora dá aula para ovos. Ela quer aproveitar que seus alunos ainda estão no ponto de partida e prepará-los para as provas que estão por vir. Aulas sobre a vida, o amor e as relações são algumas das disciplinas. O novo choca, mas ovos que vem ao mundo mais preparados certamente ficarão menos mexidos.
Sergio Biff | Rio de Janeiro (RJ)
Cinemagéia — Zicartola
Um espetáculo de 2 minutos para uma pessoa por vez. A partir da foto da capa do disco do compositor Cartola, surge uma comunidade animada, utilizando-se a magia do teatro de caixas.
Tiago Almeida | Belo Horizonte (MG)
Isso não à uma Caixa
O espetáculo Isto não à uma Caixa é realizado nas técnicas do teatro de sombras e apresenta o universo poético e conceitual do pintor belga René Magritte. Trata-se de uma viagem pelas imagens metafóricas do realismo fantástico do artista onde figuras simbólicas adquirem uma atmosfera mágica e misteriosa.
Priscila Jácomo | São Paulo (SP)
Cuidado frágil
Uma professora dá aula para ovos. Ela quer aproveitar que seus alunos ainda estão no ponto de partida e prepará-los para as provas que estão por vir. Aulas sobre a vida, o amor e as relações são algumas das disciplinas. O novo choca, mas ovos que vem ao mundo mais preparados certamente ficarão menos mexidos.
Sergio Biff | Rio de Janeiro (RJ)
Cinemagéia — Zicartola
Um espetáculo de 2 minutos para uma pessoa por vez. A partir da foto da capa do disco do compositor Cartola, surge uma comunidade animada, utilizando-se a magia do teatro de caixas.
Tiago Almeida | Belo Horizonte (MG)
Isso não à uma Caixa
O espetáculo Isto não à uma Caixa é realizado nas técnicas do teatro de sombras e apresenta o universo poético e conceitual do pintor belga René Magritte. Trata-se de uma viagem pelas imagens metafóricas do realismo fantástico do artista onde figuras simbólicas adquirem uma atmosfera mágica e misteriosa.
Sobre Grupo Girino Teatro de Animação
O Grupo Girino é um coletivo de Belo Horizonte (MG) que pesquisa as técnicas e linguagens do Teatro de Animação. Fundado em 2006, montou espetáculos como MetaForMose, O Espelho da Medusa, Sopa de Pedra, Saci e o Homem do Saco, dentre outros trabalhos e intervenções. O Grupo produz o FESTIM (Festival de Teatro em Miniatura, projeto de curadoria e intercâmbio de espetáculos que utilizam caixas de teatro lambe-lambe e experiências cênicas em espaços reduzidos. Com o objetivo de promover um canal de troca e compartilhamento de informações e experiências acerca do Teatro de Animação e suas potencialidades expressivas, o Festival promove oficinas, debates e a publicação da Revista Anima. O Grupo desenvolve projetos educativos e de formação, mantém os blogs Formas Animadas e Teatro em Miniatura, além de promover a pesquisa, registro e divulgação de materiais bibliográficos. O Grupo Girino é associado à ATEBEMG (Associação de Teatro de Bonecos do Estado de Minas Gerais) e UNIMA (Union internationale de la marionnette).
FESTIM (FESTIVAL DE TEATRO EM MINIATURA)
De 05 a 08 de junho
Oficina Teatro de Papel
6 e 7 de junho, das 09h às 13 horas
Oficina Teatro de Sombras
5 a 7 de junho, das 14h às 18h
Oficina Paço Criança: Experimentações com Teatro de Animação
08 de junho, das 14h30 Ã s 16h30
Café debate + Lançamento da Revista Anima
7 de junho, Ã s 19h
Mostra de Espetáculos
8 de junho, das 14h às 18h30
Inscrições para as atividades didáticas através do e-mail educativo@pacodasartes.org.br ou pelo telefone (11) 3814-4832. Programação gratuita.
Mais informações, acesse: http://festim.art.br/ e http://grupogirino.com/
O Grupo Girino é um coletivo de Belo Horizonte (MG) que pesquisa as técnicas e linguagens do Teatro de Animação. Fundado em 2006, montou espetáculos como MetaForMose, O Espelho da Medusa, Sopa de Pedra, Saci e o Homem do Saco, dentre outros trabalhos e intervenções. O Grupo produz o FESTIM (Festival de Teatro em Miniatura, projeto de curadoria e intercâmbio de espetáculos que utilizam caixas de teatro lambe-lambe e experiências cênicas em espaços reduzidos. Com o objetivo de promover um canal de troca e compartilhamento de informações e experiências acerca do Teatro de Animação e suas potencialidades expressivas, o Festival promove oficinas, debates e a publicação da Revista Anima. O Grupo desenvolve projetos educativos e de formação, mantém os blogs Formas Animadas e Teatro em Miniatura, além de promover a pesquisa, registro e divulgação de materiais bibliográficos. O Grupo Girino é associado à ATEBEMG (Associação de Teatro de Bonecos do Estado de Minas Gerais) e UNIMA (Union internationale de la marionnette).
FESTIM (FESTIVAL DE TEATRO EM MINIATURA)
De 05 a 08 de junho
Oficina Teatro de Papel
6 e 7 de junho, das 09h às 13 horas
Oficina Teatro de Sombras
5 a 7 de junho, das 14h às 18h
Oficina Paço Criança: Experimentações com Teatro de Animação
08 de junho, das 14h30 Ã s 16h30
Café debate + Lançamento da Revista Anima
7 de junho, Ã s 19h
Mostra de Espetáculos
8 de junho, das 14h às 18h30
Inscrições para as atividades didáticas através do e-mail educativo@pacodasartes.org.br ou pelo telefone (11) 3814-4832. Programação gratuita.
Mais informações, acesse: http://festim.art.br/ e http://grupogirino.com/