Data
18/06/2014 a 10/09/2014
O Paço das Artes abriu no dia 7 de julho, Ã s 19h, a exposição Um Cais para Nino: A imagem na imagem, individual do artista Nino Cais. A curadoria é de Tadeu Chiarelli e a entrada é gratuita.
Com aproximadamente 90 colagens e fotografias (autorretratos) —além de dois objetos/instalações—, a mostra será dividida em núcleos que fazem ressoar gêneros caros à pintura e à fotografia como retratos (individuais e coletivos), natureza morta, nus e paisagens.
Segundo o artista, os trabalhos que serão exibidos pela primeira vez no Paço das Artes foram produzidos nos últimos cinco meses, mas refletem —comportamentos e inquietudes de uns dez anos. As obras são produções recentes, mas não gosto de dizer que estou fazendo algo novo. Tudo é um processo do que venho fazendo há muito tempo—, diz.
O curador Tadeu Chiarelli afirma que a exposição reflete sobre a relação inquiridora que Nino Cais mantém com as imagens impressas do mundo e com sua própria imagem a partir da produção mais recente do artista. —Para tanto — e acompanhando a estratégia do artista —, a mostra apropria-se da retórica dos gêneros artÃsticos tradicionais e apresenta ao público as manobras de Nino para embaralhar tal discurso, borrando seus limites e desmascarando seus artifÃcios—, explica.
Priscila Arantes, diretora técnica e curadora do Paço das Artes, salienta a importância desta exposição de Nino Cais, que já passou pela Temporada de Projetos do Paço das Artes em 2010 –programa destinado a jovens artistas, crÃticos e curadores. —Considerado atualmente um dos nomes mais instigantes do cenário da arte contemporânea brasileira, Nino Cais retorna à instituição com uma nova e fértil produção—, diz.
Nas colagens que compõem a exposição, o artista realiza uma operação de desnudamento do caráter artificial das imagens retiradas de revistas/livros/catálogos, salientando a materialidade do suporte que as sustentam. Já nos autorretratos, Nino Cais mescla-se aos elementos, conservando sempre seu rosto coberto. O artista conta que sobrepõe materiais, suportes e técnicas de forma intuitiva e à s vezes quase —espiritual—. —à um estado de crença. O artista é um feiticeiro. Por isso, a xÃcara deixa de ser xÃcara porque acredito nisso—, afirma. Além disso, Nino trabalha com a ideia de corpo-imã. —Tento trazer coisas para meu corpo. O corpo é a matriz do que está em volta—.
SERVIÃO
Abertura: 7 de julho de 2014 >> segunda-feira >>19h
Na mesma ocasião, ocorre a abertura das 3ª e 4ª edições da Temporada de Projetos 2014 com exposições de Beto Shwafaty, Erica Ferrari, Laila Terra, LuÃsa Mota, Marcelo Amorim e Victor Leguy.
Encerramento: 10 de setembro de 2014 >> quarta-feira >>19h
Mesa-redonda sobre a produção de Nino Cais e arte contemporânea com Mariano Klautau Filho, Tadeu Chiarelli, o artista, e Priscila Arantes (diretora e curadora do Paço das Artes).
+
Lançamento do catálogo da exposição Um Cais para Nino: A imagem na imagem.
GRÃTIS | LIVRE