Data
14/11/2014 a 20/11/2014
Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, o Paço das Artes convida o Núcleo de Consciência Negra (NCN), entidade sem fins lucrativos e autônoma do movimento negro, para conversar com o público sobre o tema — A mulher negra no museu—.
A atividade acontece no dia 19 de novembro de 2014, Ã s 14h, no Espaço do Triângulo. Para participar, é necessário fazer inscrição pelo telefone (11) 3814-4832 ou e-mail educativo@pacodasartes.org.br . Atividade gratuita. Foram abertas 40 vagas.
Os ministrantes propõem uma análise de exposições que evidenciam o museu como espaço de construção e narrativas, sobretudo de —Chica da Silva: Sete pecados e duas virtudes—, apresentada na Casa da Chica em Diamantina/ MG. Nesta perspectiva, problematiza-se a exposição em função desta endossar um imaginário mÃtico no tocante a referida personagem histórica, principalmente por constituir-se como narrativa que se alicerceia na perspectiva de enaltecer a figura dessa mulher em uma conotação hipersexualizada, objetificada e destituÃda da própria agência histórica.
Crer na construção de outro olhar, que corrobore com outras perspectivas de compreensão da trajetória de Chica e demais mulheres negras, significa estar ciente de que as —belas telas— expostas produzem uma abstração do massacre cometido à s mulheres africanas e afrodescendentes, não permitindo que a história de Chica seja compreendida pela complexidade que possui. Refletir sobre o papel social do museu como um importante ator na desconstrução de imaginários oficiais e na perspectiva de uma sociedade mais equânime.
Sobre o ministrante
O Núcleo de Consciência Negra (NCN) é uma entidade sem fins lucrativos e autônoma do movimento negro, que tem como objetivo a luta contra o racismo, o preconceito e todas as formas de discriminação (racial, sexual etc). Fundado em 1987, a partir da iniciativa de funcionários, estudantes e professores da USP, o NCN, além de atuar em várias instâncias do movimento negro, desenvolve diversos projetos educacionais e sociais. Nesta palestra o Núcleo de Consciência Negra será representado por Thais Fernanda A. Avelar (Mestranda em Museologia e Gestão Patrimonial/ USP, pesquisadora das questões referentes ao acesso aos espaços museológicos pela ótica da identidade cultural. Militante do movimento negro, bem como do Núcleo de Consciência Negra na USP).
A mulher negra no museu
14 de novembro de 2014, 14h
Inscrições educativo@pacodasartes.org.br | (11) 3814-4832
Grátis | Livre