Data
29/11/2022 a 30/11/2022
29 e 30 de novembro, terça e quarta, das 19h às 21h
Local:—¯As aulas acontecem on-line, ao vivo (pelo Zoom), e a gravação pode ser acessada por até uma semana após o último encontro, mediante solicitação.—¯
Valor: R$ 60—¯—¯
Descontos
10% de desconto após a 1ª compra (cupom MIS10OFF)
30% de desconto na compra do 6º curso (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br)
Gratuidade na compra do 11º curso
50% de desconto para pessoas 60+ (cupom IDOSO50OFF, limitado a 5 vagas por curso, 1 por CPF)
50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade. Limitado a 5 vagas por curso)
Vagas: 60 pessoas—¯—¯
Público: A partir de 14 anos—¯—¯
O curso pretende abordar os desdobramentos do movimento de arte concreta surgido na Europa das vanguardas e seus desdobramentos no Brasil a partir de alguns dos artistas presentas na exposição “Arte é bom”, tais como Hélio Oiticica e Lygia Clark.
Partindo da ideia de Theo van Doesburg, a proposta concretista nasceu também como oposição à arte abstrata, que poderia trazer vestígios simbólicos por causa de sua origem na abstração da representação do mundo. Aqui no Brasil, os desdobramentos, muitas vezes divergiram da proposta inicial, seja com o grupo Ruptura e mais especialmente com o movimento Neoconcreto.
Serão dois encontros de duas horas cada, on-line, ao vivo, em que analisaremos imagens para que, a partir delas, se discuta Arte concreta e seus desdobramentos até a contemporaneidade.
Aula 1 | Arte concreta, o início na Europa. São Paulo: Grupo Ruptura.
Aula 2 | Poesia concreta e poesia visual. Rio de Janeiro: neoconcretismo.
Sobre a professora:
Valeria Peixoto de Alencar possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Artes (2008) e doutorado em Artes (2015) pelo Instituto de Artes da Unesp. Possui experiência na área de Educação em Museus, Educação Patrimonial e Mediação Cultural. Colaboradora da empresa Arteducação Produções, desde 2001, atuando como educadora, supervisora, coordenadora e formadora de educadores para exposições. Como docente, tem experiência como professora de História na Educação Básica e, no Ensino Superior, como professora nos cursos de Licenciatura em História, Pedagogia e Licenciatura em Artes, nas disciplinas relacionadas a Patrimônio Cultural e História da Arte.