Visitação
24/04/2009 a 22/06/2009
A partir dos moldes de objetos do universo do box, Laerte produz uma série de esculturas, em que procura resgatar a cerâmica como obra de arte. Há também um vÃdeo com a performance da lutadora de tae kon Marry Hornänn, que quebra uma das esculturas com um só golpe.
O primeiro round teve o primor de fazer sair do forno as reproduções incrivelmente fiéis que formam esta obra exibida por ora: luvas de boxe, capacete de treino, banquinho de corner, saco de pancada para socos e outros sÃmbolos do universo dos boxeurs. Como ocorre na luta onde só cabe a vitória ou a derrota, cada fornada é uma verdadeira surpresa. O calor de 1100ºC do segundo round foi decisivo para se retirar intactas dos encaixes dos moldes incandescentes as peças em escala real (moldadas a partir do objeto original) exibidas em re.van.che. O longo embate final — já sob o efeito do resfriamento da temperatura ambiente — foi reservado para vencer os incansáveis testes de cor, textura e aplicação do brilhoso vermelho do esmalte — que exige 2 idas ao forno — 1. para se obter o —biscoito— e 2. o resultado do derretimento dos minerais vitrificantes da tinta que dão liso acabamento. A dureza do trabalho repetitivo afere preceito nefasto ao labor extremamente fÃsico. Nas palavras de Laerte: —Tudo tende a dar errado, sempre vai queimar, estourar ou quebrar na hora que não pode, na hora que não quero, quando não é pra quebrar—.Noções práticas de fÃsica e quÃmica — aliadas a uma prévia experiência do artista com a escultura em cerâmica — lhe concedem um domÃnio pelo conhecimento sobre certas variantes da fórmula: temperatura x pigmento x massa, o que nem sempre determina o êxito do argiloso e lento processo. De natureza instalativa, re.van.che conta também em sua inauguração com um colaborador convidado para se levar a cabo uma performance. Há muitos paralelos que entrelaçam as relações da vida artÃstica com o mundo das artes nessa apresentação. Se integrasse esta exposição um auto-retrato de artista, sem dúvida haveria de mostrá-lo vestido numa camiseta suada. Inspirada nos rituais de luta e nas artes marciais, esta nova performance de Laerte é o cinturão de ouro que lhe faltava usar desde a sua iniciação na cerâmica em 2003. O golpe contra o tacelo (molde) significa o princÃpio de todo o sentido por detrás dos frenéticos exercÃcios de aperfeiçoamento da técnica. Como se fora um lutador em treinamento, nesta exposição individual Laerte Ramos passa a estar à frente de sua obra somente pela revanche do instante.