Visitação
26/01/2007 a 25/02/2007
A exposição reúne mais de 70 obras de Trockel, entre fotografias, desenhos, vÃdeos, esculturas e instalações. Produzidos entre 1978 e 2002, os trabalhos oferecem uma amostra da produção da artista, em sintonia com a diversidade de suportes, temas, materiais e linguagens que a caracteriza.
No programa do ifa, a exposição com obras de Rosemarie Trockel faz parte de uma série de exposições que inclui também Sigmar Polke, Georg Baselitz e Gerhard Richter. Só esse fato já demonstra a importância atribuÃda a obra dessa artista no contexto da arte contemporânea. Os posicionamentos artÃsticos dos colegas mais velhos constituem o ponto de partida que leva a visão da própria Rosemarie Trockel.Foi a predominância masculina no contexto da arte dos anos 80 que provocou a contestação da artista. Com persistência, ela formula confrontos entre a mentalidade artÃstica masculina através do uso de temas femininos. Seus conjuntos de obras refletem seu ponto de vista baseado num mundo artÃstico predominantemente feminino. Com sua crÃtica contundente, ele não poupa nem mesmo o sistema da arte em vigor. Uma de suas primeiras obras primas, a —Maquina de pintura—, de 1990, presente em nossa exposição, mostra o absurdo de um lugar comum que se atribui a arte criada por mãos femininas — uma arte não-tecnológica -, com uma marca de graciosidade artesanal-mecânica. Produzindo o gesto pictórico de maneira mecânica, a —Máquina de pintura— pode ser lida como uma verdadeira paródia sobre o estereótipo do (homem) gênio artÃstico.Apesar dessa atitude crÃtica, as obras de Rosemarie Trockel se apresentam ao observador como construtos mentais elegantes, cheios de fantasia, e como projetos artÃsticos convincentes. Desse modo, a artista consegue visualizar de maneira irônica e humorÃstica sua pesada carga intelectual, evitando, ao mesmo tempo, antagonismos dogmáticos ou até polêmicos. Essa estratégia se manifesta mais claramente nas chapas de fogão, usadas a partir de 1991, penduradas na parede à maneira de esculturas minimalistas; e nos quadros de cordas que acabaram se transformando numa espécie de marca registrada de Trockel. A artista despe de sua função original os objetos retirados do cotidiano feminino, de modo que tanto As chapas de fogão quanto os quadros de cordas acabam separados de seu referencial caseiro, banal ou artesanal.Rosemarie Trockel não desenvolve sua obra de modo linear. Antes, prefere enveredar conscientemente por desvios artÃsticos. Depois de ter encontrado uma resposta, ela volta a questioná-la, ou até a anula num método francamente desconstrutivista. Por isso, é possÃvel que um observador menos atento se veja inicialmente diante de uma obra heterogênea e, talvez, de difÃcil acesso. Mas, em torno de cada conjunto de obras, estende-se uma rede de associações sutilmente ramificadas, fazendo com que os motivos, uma vez formulados, passem no decorrer dos anos por múltiplas reformulações em diversos meios e técnicas, até serem finalmente decifrados.O observador fica pasmado com a presença de meios imagéticos tradicionais e novos que se reagrupam constantemente em suas obras. Esse aspecto se revela sobretudo em seus desenhos feitos com nanquim, carvão, lápis, colagem ou computador. Eles ocupam um lugar de destaque em sua obra, pois acompanham cada nova fase de sua produção como uma espécie de campo de exercÃcio ou esboço para a anotação de reflexões e concepções. Ao mesmo tempo, os desenhos configuram um grupo autônomo na produção de Trockel. Ãs vezes expostos isoladamente, à s vezes acompanhando suas obras videográficas e esculturais, a exposição afirma a importância dessa técnica como método de criação e afazer artÃstico.