Visitação
08/08/2002 a 08/07/2002
O artista elege a arquitetura presente em seu trajeto cotidiano como fonte de questionamento. Na série Assolamentos que vem desenvolvendo desde 1999, parte da ideia de rua assolada por crateras e infiltrações para criar uma cratera simbólica que abra espaço à percepção do espectador.
a cidade sou eusou eu a cidade. Carlos Drummond de AndradeSão Paulo tem sido representada, desde antes de sua urbanização, por várias expressões artÃsticas. Hoje, essa metrópole inspira a produção de diversos jovens artistas – especialmente aqueles que desenvolvem suas poéticas no âmbito da fotografia. Alguns mostram a paisagem paulistana tal como era no séc. XIX lado a lado com sua paisagem atual. Outros a retratam revelando a beleza de suas ruas iluminadas repletas de vitrines. Ainda há quem se atenha à s transformações diárias que sofre essa São Paulo, sob o ponto de vista arquitetônico — e esse é o caso de Thiago Bortolozzo. Bortolozzo elege a arquitetura presente em seu trajeto cotidiano como fonte de questionamento. Na série Assolamentos que vem desenvolvendo desde 1999, parte da ideia de rua assolada por crateras e infiltrações para criar uma cratera simbólica que abra espaço à percepção do espectador.Ãs vezes apenas a luz, a parede e o chão são elementos suficientes para compor a fotografia. O foco está na luz fria, que combinada à luz natural e ao flash da câmera altera a cor branca da parede que ganha tonalidade amarelada. Aparentemente uma cena corriqueira, mas um olhar mais atento reconhece – nessa fotografia de estrutura tão simples – o espaço expositivo de um museu. Em outras imagens, figuram os tijolos e o cimento aparentes em construções de casas, algumas localizadas no interior do Estado de São Paulo, em contraste com o azul intenso do céu. Cabe ressaltar que Bortolozzo espera para fotografar em dias de céu aberto para captar a paisagem que lhe interessa ao mesmo tempo em que se arrisca a perdê-la: no intervalo gerado pela espera a casa termina de ser construÃda, ou seja, mascara o material outrora aparente e transforma a paisagem. A iconografia da São Paulo retratada pelo artista, integra ainda, a sinalização e os portões de entrada/saÃda de garagens e estacionamentos, elementos estes que passam a representar as rotas e fluxos da metrópole.Esses fluxos e o caráter transitório da paisagem, refletem sobre o lugar do cidadão contemporâneo em relação ao espaço urbano enquanto fragmentos sintéticos de uma —metrópole incontida, absorvente— (FABRIS, Annateresa. O espetáculo da rua. In Fragmentos Urbanos: representações culturais. São Paulo: Studio Nobel, 2000, p. 73).