Projeto Internos

Visitação

20/12/2000 a 28/01/2001

O processo de produção da artista se inicia com fotografias de pequenas seções do seu corpo que são posteriormente digitalizadas e rebatidas no computador. A repetição desses segmentos, somada à grande escala da ampliação, produz uma imagem desconcertante.

O Projeto Internos, que Del Pilar Sallum apresenta nesta Temporada de Projetos, parte de uma pesquisa que a artista vem desenvolvendo com a utilização da técnica do rebatimento de imagens, dando sequencia à série Corpus, exibida na Galeria do Sesc, em 1998. 

O processo de produção dessas imagens se inicia com fotografias de pequenas seções do corpo da artista que são posteriormente digitalizadas e rebatidas no computador. A repetição desses segmentos, somada à grande escala da ampliação, produz uma imagem desconcertante, uma combinação de elementos familiares e ao mesmo tempo não identificáveis. As dobras de pele e fendas remetem diretamente ao corpo; não um corpo natural, reconhecível, mas um corpo estranho, modificado. São imagens figurativas demais para serem abstratas – pois nelas a carne é exageradamente eloquente – e abstratas demais para serem figurativas; impossível precisar qual objeto elas realmente representam. As fotografias são montadas em dois grandes totens, entre os quais o espectador pode circular. A disposição das obras foi pensada pela artista com o intuito de produzir uma relação corporal entre a obra e a audiência. Ao colocá-Ias fora do plano bidimensional Del Pilar Sallum as aproxima de objetos escultóricos, introduzindo um novo elemento em sua produção fotografia.
Governo do Estado de SP