Paço das Artes abre a última exposição da Temporada de Projetos 2017

Visitação

28/11/2017 a 14/01/2018

Com curadoria de Jota Mombaça e de Thiago de Paula Souza, a exposição reúne obras que discutem a construção de imaginários: de mundos que não existem e de futuros possíveis.

O Paço das Artes —“ instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo —“ inaugura no dia 28 de novembro —Não podemos construir o que não podemos imaginar primeiro—, última exposição da Temporada de Projetos 2017.  Em cartaz até 14 de janeiro de 2018, no MIS, a mostra tem entrada gratuita.

 

Com curadoria de Jota Mombaça e de Thiago de Paula Souza, a exposição reúne obras que discutem a construção de imaginários: de mundos que não existem e de futuros possíveis. —œEspeculamos sobre futuros possíveis – quando falamos sobre uma vida sem violência policial, por exemplo, onde já não somos recortados em função de nossas marcas (raciais, de gênero etc) e podemos circular sem a pressão desse estado de brutalidade e terror que nos ronda vinte e quatro horas por dia—, explicam os curadores em texto de apresentação.

 

A exposição conta com vídeos, uma instalação sonora, desenhos, fotografias e uma performance. Os trabalhos são assinados por Arjuna Neumann & Denise Ferreira da Silva, Michelle Mattiuzzi, Juliana dos Santos, Negro Leo, Rafael RG e Rosa Luz e estimulam exercícios reflexivos e de imaginação.

 

Haverá uma performance do artista Rafael RG no dia da abertura (28 de novembro) a partir das 19:30.

 

Após a mostra de Jota Mombaça e Thiago de Paula Souza, serão expostos ao longo do ano de 2018 os trabalhos dos artistas selecionados para a Temporada de Projetos 2018 do Paço das Artes.

 

 

 

 

 

 

Sobre a Temporada de Projetos

A vocação experimental do Paço das Artes é constatada, principalmente, por meio da Temporada de Projetos, que foi criada com o objetivo de abrir espaço à produção, fomento e difusão da prática artística jovem. Concebida em 1996, a Temporada de Projetos teve sua primeira exposição realizada em 1997 e se tornou, ao longo dos anos, um rico celeiro para a cena da jovem arte contemporânea brasileira.

Anualmente, a Temporada abre uma convocatória nacional selecionando nove projetos artísticos e um projeto de curadoria para serem desenvolvidos e produzidos com o respaldo do Paço das Artes. Os selecionados recebem acompanhamento crítico, a publicação de um catálogo sobre suas obras e um cachê de exibição. Desde seu surgimento, quando ainda era bienal (tornando-se anual em 2009), o programa possibilita a emergência de inúmeros artistas, curadores e críticos, muitos deles presentes na cena artística atual. O júri da atual Temporada é composto por Benjamin Seroussi, Juliana Gontijo, Priscila Arantes, Solange Farkas e Vinicius Spricig

Em 2014, o Paço das Artes lançou a plataforma digital MaPA: http://mapa.pacodasartes.org.br, concebida por Priscila Arantes, que reúne todos os artistas, curadores, críticos e membros do júri que passaram pela Temporada de Projetos.

SERVIÇO 

Temporada de Projetos Paço das Artes

Projeto selecionado: Não podemos construir o que não podemos imaginar primeiro de Jota Mombaça e Thiago de Paulo Souza

Júri: Benjamin Seroussi, Juliana Gontijo, Priscila Arantes, Solange Farkas e Vinícius Spricig

Abertura: terça-feira, 28 de novembro  Ã s 19h

+ Performance de Rafael LG —“ 19h30

Visitação: até 14 de janeiro de 2018

Grátis

Paço das Artes no MIS

Av. Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo/ SP; tel.: (11) 2117-4777

Horários: terça a sábado, das 12h às 20h; domingo e feriado, das 11h às 19h

 

 

 

 

Agendamentos de visitas orientadas: educativo@pacodasartes.org.br

Fale conosco: pacodasartes@pacodasartes.org.br

www.pacodasartes.org.br

http://mapa.pacodasartes.org.br

 

Informações para a imprensa – Paço das Artes

Flávio Silva | (11) 2117-4777 —“ Ramal 432

Informações para a imprensa – Secretaria da Cultura do Estado

Gisele Turteltaub | gisele@sp.gov.br | (11) 3339-8162

Governo do Estado de SP