Sonora Paço 2020 convida Improfest

Paço das Artes realiza seu evento musical, on-line, em parceria com o Improfest

O Paço das Artes – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – com patrocínio máster da Youse, dá continuidade às suas ações do #PaçoEmTodoLugar (conjunto de ações on-line criado para o período em que a instituição estivesse fechada por conta da pandemia do novo coronavírus) e apresenta a segunda edição do Sonora Paço 2020. 

O Sonora Paço teve origem em 2012 visando ser um festival de música com experimentações sonoras e realizando edições anuais até 2016, quando o Paço das Artes deixou sua sede na Cidade Universitária, migrando para o MIS. No último mês de junho, a instituição retomou o evento, dessa vez on-line, com Dudu Tsuda e agora, apresenta mais uma edição, convidando o Improfest – Festival Internacional de Improvisação e Arte Sonora para uma série especial de três apresentações musicais virtuais.

A primeira delas, com Elliott Sharp, acontecerá no próximo dia 10 de novembro, segunda-feira às 20h. A segunda será no dia 09 de dezembro às 21h com Nueve Voltios e Paulo Hartmann e, por fim, com Ken Butler no dia 15 de dezembro, também às 20h.

Desde 2007 o Improfest vem atuando por streaming em diferentes plataformas e, agora, realiza uma série especialmente desenhada para o Paço das Artes. A proposta da parceria gira em torno da obra Cascata da artista Regina Silveira, atualmente alocada na mostra Limiares em cartaz na nova sede do Paço em Higienópolis. Nesse sentido, o Improfest recoloca e contextualiza a obra como ambiente conceitual estruturante do festival: as janelas do Paço, representadas e combinadas anamorficamente no trabalho de Regina, remetem a outros horizontes recombinados e truncados – característica tão comum da natureza da Rede e suas instabilidades.

Dentro deste contexto os artistas Elliott Sharp e Ken Butler terão seus concertos – em vídeo pré-gravado – ilustrados pela obra site specific de Regina Silveira. Já o grupo formado pelo duo colombiano Nueve Voltios e o guitarrista Paulo Hartmann, realizarão um concerto ao vivo criando uma adaptação da obra Cascata de Regina Silveira para o ambiente de Realidade Virtual, na plataforma de transarquitetura Domosphera. Esse concerto em Realidade Virtual na Domosphera fará também parte da Games for Change Latam.

Sobre os participantes:

Elliott Sharp

Figura central na cena de música avant-garde e experimental de Nova Iorque por mais de 30 anos, Elliott Sharp é um compositor, produtor e multi-instrumentista  à frente dos projetos Orchestra Carbon, SysOrk, Tectonics e Terraplane com estratégias de composição que englobam geometria fractal, teoria do caos, algorítimos, metáforas genéticas e novas técnicas de notação gráfica para produzir obras que catalizam uma aproximação sinestésica à música bem como funcionam como retinal art. Sharp compôs trilhas para longa metragens e documentários, criou sound-design para redes de TV como The Sundance Channel, MTV e Bravo, expôs diversas instalações em museus e galerias de arte e é tema do novo documentário “Doing The Don’t”, de Bert Shapiro. Desenvolveu trabalhos com  Radio-Sinfonie Frankfurt; Debbie Harry; Nusrat Fateh Ali Khan; Kronos String Quartet; Ensemble Resonanz; Frances Marie Uitti; Hubert Sumlin and Pops Staples; Min-Xiao Feng; Jack deJohnette, Oliver Lake e Sonny Sharrock; artistas multimídia Christian Marclay e Pierre Huyghe; e Bachir Attar, líder do Master Musicians Of Jajouka.

Ken Butler

Ken Butler é um artista e músico cujos instrumentos musicais, performances e outras obras Híbridas exploram a interação e a transformação de objetos comuns e incomuns, imagens alteradas e sons em função e forma que colidem na intersecção de arte e música. É reconhecido internacionalmente como um inovador de instrumentos musicais experimentais criados a partir de diversos materiais incluindo ferramentas, equipamentos esportivos e objetos domésticos. A ideia da bricolagem, essencialmente usando qualquer coisa que estiver ‘à mão” está no centro de sua arte, abrigando uma vasta gama de práticas que combinam a reunião de arte, música ao vivo, design de instrumentos, arte da performance, teatro, escultura, instalação, fotografia, filme/vídeo, design gráfico, desenho e colagem. 

Nueve Voltios

Nueve Voltios é uma dupla formada por Mache (cantora, artista sonoro e designer industrial) e Leo González (arquiteto, videoartista e VJ). Artistas que intervêm em espaços transversais, com propostas cênicas que incluem tecnologia, vídeo, música, cinema, arquitetura e performance, para criar peças audiovisuais com temas relacionados às telecomunicações, poéticas espaciais e fenômenos sociais contemporâneos. Nueve Voltios apresentou suas obras em importantes espaços culturais internacionais, como ZU-UK London, (UK), Compass Festival Leeds (UK), Hangar UAQ Qurétaro Cultural Centre (MEX), Teatro Sesc Pinheiros (BR), Planetário Ibirapuera (BR), Planetarium Carmo (BR), Hacienda Arte & Tecnología (BR); e em nível nacional no NC-LAB, Teatro Planetarium Dome de Bogotá, Museu Interativo Maloka Dome, Espaço Odeón, Teatro Faenza, Museu de Arte Moderna de Bogotá, Mapa Teatro, entre outros, e participou de circuitos artísticos notáveis como NC-LAB 2018, Improfest 2018 (BR), ArtBo Fin de Semana 2017, ArtBo 2016 e Festival In Real Time 2012. Entre seus próximos projetos, Nueve Voltios continuará apresentando seus trabalhos em festivais e exposições de arte, ciência e tecnologia; Cenários musicais, performáticos e transmídia nacionais e internacionais. 

Paulo Hartmann

Paulo Hartmann é um artista transdisciplinar, músico e pesquisador independente. Como designer atua em projetos de inovação trazendo para o Brasil tecnologias como geolocalização indoor e realidade aumentada. Organizou festivais como Memefest, Mobilefest e atualmente é um dos organizadores do Improfest. Instrumentista, pioneiro da guitarra preparada no Brasil vem se dedicando à criação de loops em tempo real, bem como apresentações de tele-performance. O artista já se apresentou em bienais, festivais de música e performance nacionais e internacionais em países da América Latina e Europa. É um dos criadores da Orchestra Descarrego e integrante da Ethernet Orchestra.

SERVICO – Sonora Paço convida Improfest

– Elliott Sharp (10/11 às 20h) Nos canais do Youtube e IGTV do Paço das Artes (@pacodasartes) e do Youtube do Improfest (http://improfe.stream/)

– Nueve Voltios e Paulo Hartmann (09/12 às 21h) Ao vivo nos canais do Youtube do Paço das Artes e do Improfest (http://improfe.stream/)

– Ken Butler (15/12 às 20h) Nos canais do Youtube e IGTV do Paço das Artes e Youtube do Improfest (http://improfe.stream/)

Informações para a imprensa: Flávio Silva | (11) 98625-6311 | flavio.silva@pacodasartes.org.br Renata Forato | (11) 94551-2957 | renata.forato@pacodasartes.org.br 

Governo do Estado de SP