Cidadão SP
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • |
  • Fonte +
  • Fonte -
  • /governosp
  • Informar erro
alt da foto

Abertura

02 Abr / 11:00

Visitação

02 Abr - 15 Mai

Exposições em cartaz
voltar

Galeria Suspensa | Flavia Junqueira

Instalação Revoada #3, da artista plástica e fotógrafa Flavia Junqueira, inaugura o projeto Galeria Suspensa,

Projeto Galeria Suspensa

Data: 02/04 a 15/05

Gratuito

Instalação Revoada #3
Shopping Pátio Higienópolis, Vão Central
De segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, a partir das 11h.
(Av. Higienópolis, 618, São Paulo, SP)

Fotos Amparo, Parque de diversão, 2020 #1 e Real Gabinete Português de Leitura, Rio de Janeiro #3, 1837, 2021
Paço das Artes, acesso pelo Boulevard do Pátio Higienópolis
De terça a sábado, das 11h às 19h; domingos e feriados, das 12h às 18h.

 

Amparo, Parque de diversão, Flávia Junqueira, 2020 #1

Abertura

02 Abr / 11:00

Visitação

02 Abr - 15 Mai

Exposições em cartaz
voltar

sobre a exposição

Cerca de 150 balões de resina com transparência e brilho semelhante ao cristal fazem parte da instalação Revoada #3, da artista plástica e fotógrafa Flavia Junqueira, que inaugura o projeto Galeria Suspensa, resultado da parceria Pátio Higienópolis e Paço das Artes – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. No shopping, a instalação ocupa o vão central, área de cerca de 250 metros quadrados, com cerca de 50 de altura, que torna a obra visível de todos os andares. No Paço das Artes, no mesmo período, estará em exposição as fotos Amparo, Parque de diversão, 2020 #1 e Real Gabinete Português de Leitura, Rio de Janeiro #3, 1837, 2021 – ambas com a mesma temática.

Para Revoada #3, os balões foram criados com nova técnica e material mais leve, com cartela de cores variadas – os balões são suspensos verticalmente por cabos de aço, de diferentes alturas. Tais instalações, com balões coloridos, são recorrentes na obra de Flávia Junqueira, que já estiveram em inúmeros espaços icônicos no Brasil como Bienal de São Paulo, Parque Lage, Real Gabinete Português, além de, recentemente, ocupar o cenário do programa Metrópolis da TV Cultura, de São Paulo.

Para o segundo semestre deste ano, estão previstas outras exposições do projeto Galeria Suspensa.

Flávia já teve uma mostra no Paço das Artes, em 2013, e agora retorna ao local depois de quase 9 anos. "O trabalho de Flávia Junqueira possui uma dimensão poética própria da fantasia de origem infantil. Em Escritores Criativos e Devaneios, o psicanalista Sigmund Freud aproxima a brincadeira da possibilidade de potência criativa observada nos artistas e escritores. Freud indaga se não devemos procurar na infância os primeiros traços de capacidade imaginativa. Nas obras da artista Flávia Junqueira, o aspecto mágico coloca em cena uma possibilidade de ficcionalização da realidade, que abre na imagem esse caminho para uma ligação com uma potência imaginativa primeira", diz a curadora Bianca Dias - psicanalista e crítica de arte.

 

Mais sobre Flávia Junqueira

Doutora em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestre em Poéticas Visuais pela Universidade de São Paulo (USP), pós graduada em fotografia e bacharel em Artes Plásticas pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), Flávia participou do projeto do programa de residências da Izolyatsia’s Platform for Cultural Initiatives na cidade de Donestk na Ucrânia, com curadoria de Boris Mikailov (2011), da residência Cité Internationale des Arts em Paris com apoio da FAAP (2011), integrou o Programa PIESP da Escola São Paulo (2010) e atuou como assistente de cenografia no Espaço Cenográfico de São Paulo de J.C.Serroni. Algumas de suas obras integram o acervo de museus e espaços culturais como: MAR- RJ, MAM-SP, MIS-SP, MAB-FAAP, Museu do Itamaraty, Instituto Figueiredo Ferraz, RedBullStation entre outros.

 

As obras da Galeria Suspensa têm visitação gratuita e podem ser conferidas no Vão Central do Shopping Pátio Higienópolis e no Paço das Artes, seguindo todas as normas sanitárias de prevenção à COVID-19, como orientação de distanciamento, utilização de álcool em gel e máscaras de proteção facial.

visitação

De 02 de abril a 15 de maio de 2022

abertura

02 de abril - 11:00 horas