alt da foto

Abertura

11 Jun / 15:00

Visitação

11 Jun - 11 Jun

Eventos passados
voltar

Conversa com acervo CCSP - Missão de Pesquisas Folclóricas

Programação paralela à exposição “Modernismo desde aqui”

Data: 11 de junho, sábado, das 15h às 17h 

Local: Paço das Artes

Ingresso: Gratuito  

Classificação: Livre 

Abertura

11 Jun / 15:00

Visitação

11 Jun - 11 Jun

Eventos passados
voltar

sobre o evento

A exposição “Modernismo desde aqui” apresenta diversas fotografias e objetos oriundos da Missão de Pesquisas Folclóricas, organizada por Mário de Andrade em 1938, que percorreu o Norte e o Nordeste do Brasil em busca do registro da cultura popular. Esse material foi organizado por Oneyda Alvarenga, então chefe da Discoteca Pública Municipal, atual Discoteca Oneyda Alvarenga do Centro Cultural São Paulo, instituição encarregada da manutenção e restauro do rico acervo oriundo dessa Missão. 

Neste evento que integra a exposição, Rafael Vitor Barbosa Sousa e Andreia Silva, responsáveis pela manutenção desse acervo, conversam com o público sobre a importância desse material inestimável e do trabalho que realizam na manutenção e divulgação desse patrimônio. Também participa da conversa o curador da exposição, Claudinei Roberto da Silva

Sobre os convidados
Rafael Vitor Barbosa Sousa
é mestre em filosofia pelo Instituto de Estudos Brasileiros (USP) e graduado em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (USP). Concluiu os dois módulos do curso de extensão universitária “Introdução à política e tratamento dos arquivos”, organizado pelo Centro de Documentação e Informação Científica (PUC-SP). Atualmente, coordena o Acervo Histórico da Discoteca Oneyda Alvarenga do Centro Cultural São Paulo. 

Andreia Silva
Nascida em São Paulo, formada em Artes Plásticas pela Faculdade Paulista de Artes (2002), possui extensão em Preservação, Conservação e Restauro de Documentação Gráfica pela Aber/Senai (2004) e pós-graduação em Museologia (2005/2006) pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. É conservadora-restauradora em suporte em papel, com 20 anos de experiência na área de conservação de acervos. É conservadora responsável pelo Acervo Histórico da Discoteca Oneyda Alvarenga desde 2012. Também trabalhou com a Coleção de Artes e Acervo da Memória, todos pertencentes ao Centro Cultural São Paulo. 

Sobre o curador
Claudinei Roberto da Silva
(1963, São Paulo) é professor, curador e artista visual. Licenciado pelo Departamento de Arte da Universidade de São Paulo.  Como curador realizou diversas exposições, entre elas, a “13a Bienal Naïfs do Brasil” no Sesc Piracicaba e “Pretatitude. Insurgências, emergências e afirmações. Arte afro-brasileira contemporânea” em várias unidades do Sesc São Paulo.  Coordenou o Núcleo Educativo do Museu Afro Brasil. 

 

visitação

De 11 de junho a 11 de junho de 2022

abertura

11 de junho - 15:00 horas

Governo do Estado de SP