Cidadão SP
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • |
  • Fonte +
  • Fonte -
  • /governosp
  • Informar erro
alt da foto

Início

03 Nov / 18:00

Período

03 Nov - 24 Nov

Cursos futuros
voltar

Introdução a uma História afirmativa de Arte Brasileira - com Claudinei Roberto

...

O curso visa abordar a história de arte brasileira considerando as produções periféricas e de grupos sociais historicamente marginalizados e construir narrativas que sugiram novos sentidos críticos de tradições estabelecidas. Entre nós aprofundamento do ideal de democracia implica na afirmação de uma história plural que reveja e valorize em chave critica a produção simbólica de maiorias historicamente subjugadas, subalternizadas e por isso, ignoradas nas narrativas até a pouco vigentes; para tanto novos pressupostos éticos e estéticos devem considerar o policentrismo anticolonialista que problematize dicotomias como metrópole x colônia e centro x periferia, questionando doutrinas até agora consagradas no discurso eurocêntrico, heteronormativo e machista que é, portanto, misógino, racista e homofóbico.

Serão propostas situações ativas de aprendizagem com diálogos, atividades em grupo, audição, vídeos, compartilhamentos e vivências.

professor

Claudinei Roberto

Início

03 Nov / 18:00

Período

03 Nov - 24 Nov

Cursos futuros
voltar

sobre o professor

Claudinei Roberto da Silva é artista visual e curador formado em Educação Artística pelo Departamento de Arte da Universidade de São Paulo. Em 2002 foi bolsista de Iniciação Científica do CNPq; em 2011 foi bolsista do “International Visitor Leadership Program” (Departamento de Estado do Governo dos EUA). Experiências na área de Educação: em 2004 atuou como educador no MAC USP; em 2007 foi subcoordenador do Educativo da Fundação Bienal (27ª Bienal de São Paulo); em 2009-2010 foi vice-coordenador e coordenador interino dos Núcleos de Educação do Museu da Imagem e do Som de São Paulo/Paço das Artes SP; entre 2010-2013 foi coordenador de Educação no Museu Afro Brasil; 2013-2014, Coordenador Artístico-Pedagógico do projeto “A Journey hrough African Diaspora”, American Aliance of Museums/Museu Afro Brasil/Prince George African American Museum. Experiências em curadoria de exposições recentes: 2016, co-curador da “13ª edição da Bienal Naïfs do Brasil” Sesc Piracicaba São Paulo; 2017-2020, “PretAtitude. Insurgências, emergências e afirmações na arte contemporânea afro brasileira” para as unidades do Sesc Ribeirão Preto, São Carlos, Vila Mariana, Santos e São José do Rio Preto. Textos críticos publicados nos catálogos das exposições: “Territórios: Arte Afro-Brasileira no Acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo”, 2016 e “Histórias Afro-Atlânticas - Antologia 2”, MASP, 2018, entre outros. Tem seu trabalho artístico comentado nos catálogos das exposições “A Mão Afro-Brasileira-Significado da contribuição Artística e Histórica 2010 e a Nova Mão Afro Brasileira 2014” Museu Afro Brasil e Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

sobre o curso

Datas: 03, 10, 17 e 24 de novembro (Terças-Feiras)

Horário dos encontros: 18h às 20h

Número de vagas: 64

Local: Plataforma Zoom Cloud Meetings

Idade mínima: 16 anos

 

=============================================================================

 

PARA ACESSAR AS AULAS

1) Baixar o aplicativo zoom https://zoom.us/ 

2) Fazer um cadastro e logar no site da SYMPLA com o mesmo e-mail que realizou a compra https://www.sympla.com.br/

3) Acessar a área MEUS INGRESSOS e clicar em Acessar Transmissão (disponível 15 minutos antes do horário de início da aula)

 

=============================================================================

 

CONDIÇÕES DOS CURSOS PAÇO DAS ARTES

→ Cancelamento do curso ou mudança de datas: Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe PAÇO DAS ARTES entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias. 

→ Problemas técnicos: Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do PAÇO DAS ARTES.

→ Realização das aulas: Todas as aulas dos cursos online são realizadas exclusivamente ao vivo, pela plataforma Zoom Cloud Meetings e não ficam gravadas. 

→ Cancelamento de matrícula: Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.  

Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.  

Para eventuais dúvidas, escreva para: inscricoes@pacodasartes.org.br 

período

De 03 de novembro a 24 de novembro de 2020

início

03 de novembro - 18:00 horas

professor

Claudinei Roberto