alt da foto

Início

08 Set / 19:00

Período

08 Set - 29 Set

Cursos futuros
voltar

Por uma História da Arte LGBTQI+

Curso on-line

8, 15, 22 e 29 de setembro, quintas, das 19h às 21h 

Vagas: 40 vagas  

Valor: R$ 120,00  

Descontos: 
- 10% de desconto após a 1ª compra (cupom PACO10OFF) 
- 30% de desconto na compra do 6º curso (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br) 
- Gratuidade na compra do 11º curso 
- 50% de desconto para pessoas 60+ (cupom 60+50OFF, limitado a 5 vagas por curso, 1 por CPF) 
- 50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade. Limitado a 5 vagas por curso) 

Local:  As aulas acontecem on-line, ao vivo (pelo Zoom), e a gravação pode ser acessada por até uma semana após o último encontro, mediante solicitação.   

INSCREVA-SE

Christina Quarles, Sweet Chariot (pintura acrília sobre tela), 2020

Início

08 Set / 19:00

Período

08 Set - 29 Set

Cursos futuros
voltar

sobre o curso

A história da arte está repleta de ocorrências LGBTQIA+ desde a Antiguidade, que demonstram a importância dessa vertente humana na própria concepção da arte ocidental, do Egito Antigo à nossa contemporaneidade. Por séculos a arte usou de subterfúgios para representar de modo velado questões LGBTQIA+, assim como, de modo mais explícito, muitas vezes condenou incisivamente esses mesmos tópicos. 

O curso pretende, então, assinalar essas múltiplas relações e inseri-las em seus contextos específicos. Aos alunos será também explanado como essas relações se deram, incentivando-os a localizar novas relações, lembrando sempre que são fruto do contexto histórico, social, político e econômico. O exercício relacional é a base de toda análise crítica – a humanidade sempre analisou através de conhecimentos prévios e experiências anteriores. O curso, por se tratar, acima de tudo, de um grande exercício relacional, possui ampla aplicação em diferentes setores. O curso analisa essas ocorrências sob uma nova ótica contemporânea, fazendo uma análise crítica e inter-relacional de várias dessas manifestações em uma exposição cronológica, e analisando suas causas, razões, efeitos e consequências. 

Aula 1 | Antiguidade — as primeiras representações de homossexualidade e as visões no Egito, Mesopotâmia, América Pré-Colombiana e sobretudo Grécia e Roma.  

Aula 2 | Idade Média, Renascimento e Barroco — o início do pecado e a punição moral.  

Aula 3 | Séculos 18 e 19 — o começo da liberação gay e os prenúncios da Modernidade. 

Aula 4 | Era contemporânea, início da completa liberação nos séculos 20 e 21 — gay art, queer art e outras expressões contemporâneas.  

INSCREVA-SE

Sobre o professor:
Lorenzo Merlino
tem mais de 25 anos de experiência no mundo da moda e integrou por seis anos o SPFW. Indicado ao XIV Prêmio Carlos Gomes em 2011 por melhor figurino e escolhido melhor figurinista de óperas do Brasil em 2015. Professor na FAAP, ministra também cursos no MAM, no Masp, no Adelina Instituto, na Superbacana+, na Unibes Cultural, no Senas e no Sesc. Desde 2016 é embaixador de Flandres para as Artes e a Moda no Brasil. Pós-graduado em História da Arte pela FAAP e mestre e doutorando em História da Arte pela Unicamp, foi contemplado no primeiro semestre de 2021 com uma bolsa CAPES de doutorado-sanduíche na University of Brighton, Inglaterra. 

período

De 08 de setembro a 29 de setembro de 2022

início

08 de setembro - 19:00 horas

imprensa

Governo do Estado de SP