Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Av. Europa 158
Jardim Europa
CEP 01449-000
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

Temporada de
Projetos

Temporada 2017

Protetores de proximidade humana (unidades Valsa e Beijo)

Leia entrevista exclusiva com o artista

ABERTURA
10 junho, 2017 - 15h00
VISITAÇÃO
10 de junho a 16 de julho de 2017
Paço das Artes no MIS - Av. Europa, 158
Grátis
ACOMPANHAMENTO CRÍTICO
Marcio Harum foi curador de artes visuais do Centro Cultural São Paulo de 2012 a 2016. Em 2017, apresentou a exposição "SAMICO BETWEEN WORLDS [Rumors of War in Times of Peace]", no Dream Box, em Nova York. Realizou as mostras: "Transmigração", de Arnaldo Dias Baptista, na Caixa Cultural, em São Paulo, e "A cidade, as ruínas e depois", na Torre Malakoff/Funarte no Recife, ambas em 2016. Em 2015, inaugurou as individuais Bambaísmo, de Daniel Barclay, na Sala Miró Quesada, em Lima (Peru), e "Estados ordinários da consciência", de Michel Zózimo, no Santander Cultural de Porto Alegre. Participou da comissão nacional da 5ª edição do Prêmio CNI-SESI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas. É um dos fundadores do espaço independente CHÃO, em São Luís do Maranhão. Vive em São Paulo.
Renan Marcondes é artista plástico, performer e pesquisador representado pela Adelina Galeria (SP). Doutorando pela ECA/USP, membro do corpo editorial da revista Performatus e membro fundador do Pérfida Iguana, pólo de produção em dança e performance. Suas principais exposições incluem Contra corpo (individual na Oficina Cultural Oswald de Andrade); mostra VERBO de performance art; [per-forma] (SESC Bom Retiro); MOVIMENTA #1 e #2 (Galeria Mezanino), dentre outras. O artista foi premiado no Setor de performance da sp-arte 2015, no Salão de Arte da Juventude do SESC Ribeirão Preto e no Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto (Santo André). 

A mostra reuniu as obras Protetor de proximidade humana para valsa (bem como danças de casal em geral que não empreguem rodopios) e Protetor de proximidade humana para beijos (bem como para trocas de fluidos corporais em geral). Os trabalhos são compostos por objetos acompanhados de vídeos e textos explicativos fictícios. A série é desdobramento direto de uma pesquisa em performance desenvolvida por Renan Marcondes desde 2011, que usa a ficção como recurso. 
REALIZAÇÃO

Realização
Fale Conosco | Mapa do Site | Ouvidoria | Transparência | Trabalhe Conosco Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms