Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Av. Europa 158
Jardim Europa
CEP 01449-000
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

Temporada de
Projetos

Temporada 2016

Temporada de Projetos 2016

Saiba quem são os artistas e curador selecionados

DATA
19 novembro, 2015
CURADORIA SELECIONADA
Philipe F. Augusto
ARTISTAS SELECIONADOS
Grasiele Sousa e Marina Takami, Alex Oliveira, Anaisa Franco, Bruno O. e Victor Tozarin, Rafael Pagatini, RaioVerde (Camila F. e José V.), Raphaela Melsohn , Sergio Pinzón, Tiago Mestre
JÚRI
Fernando Oliva, Priscila Arantes, Thais Rivitti
Paço das Artes divulga selecionados para a Temporada de Projetos 2016

O Paço das Artes divulga os nomes dos selecionados para a Temporada de Projetos 2016, programa criado com o objetivo de abrir espaço à produção, fomento e difusão da prática artística emergente.

O júri --formado por Fernando Oliva, Priscila Arantes (diretora artística e curadora do Paço das Artes) e Thaís Rivitti-- escolheu nove projetos artísticos e um de curadoria, que serão expostos no ano que vem em datas a serem definidas pela instituição. 

Pré-seleção: Christiana Moraes, Larissa Souto, Mariana Sesma e Priscila Arantes.

Confira abaixo os aprovados:


Projetos Artísticos


Alex Oliveira – Fora do Lugar
Anaisa Franco – Psicossomáticos
Bruno Oliveira e Victor Tozarin – Oficina Botânica Ordinária
Grasiele Sousa – Trishacrete
José Viana (em colaboração com Camila Fialho) – 330 (ou Sobre uma única viagem)
Raphaela Melsohn – Investigação em VÍDEO: registro, deslocamento do olhar e FORMAS DE PENSAR
Rafael Pagatini – Fissuras
Sergio Pinzón – Projeto de ciclorama #2
Tiago Mestre – Fundação

Projeto de Curadoria


Philipe F. Augusto – Jogo de forças


SUPLENTES


Projeto artístico


Jaime Lauriano – 02/02
Felipe Chimicatti e Pedro Carvalho - Chã

Projeto de curadoria


Julia Coelho e Renan Araújo - Falso Ermitão


Sobre a Temporada de Projetos

A vocação experimental do Paço das Artes é constatada principalmente através da Temporada de Projetos, que foi criada com o objetivo de abrir espaço à produção, fomento e difusão da prática artística jovem. Concebida em 1996, pelo diretor técnico Ricardo Ribenboim (1996 – 1997) e pela então curadora da instituição, Daniela Bousso, a Temporada de Projetos teve sua primeira exposição realizada em 1997 e se tornou, ao longo dos anos, um rico celeiro para a cena da jovem arte contemporânea brasileira.

Anualmente, a Temporada abre uma convocatória nacional selecionando nove projetos artísticos e um projeto de curadoria para serem desenvolvidos e produzidos com o respaldo do Paço das Artes. Os selecionados recebem acompanhamento crítico, a publicação de um catálogo sobre suas obras e um cachê de exibição. Desde seu surgimento, quando ainda era bienal (tornando-se anual em 2009), o programa recebeu mais de 5.000 portfólios e contabilizou mais de 250 exposições, possibilitando a emergência de inúmeros artistas, curadores e críticos, muitos deles presentes na cena artística atual.

Inúmeros são os nomes de destaque na cena de arte contemporânea, selecionados quando ainda jovens ou em início de carreira para exibir seu trabalho no Paço das Artes por meio da convocatória da Temporada de Projetos.

Para além de pretender fazer uma lista excessiva e exaustiva dos artistas que passaram pelo Paço das Artes através da convocatória de projetos o que é possível perceber é a importância de projetos como a Temporada de Projetos no sentido não somente de poder contribuir para alavancar novos nomes no cenário da arte contemporânea, mas de criar condições efetivas para a pesquisa em arte no Brasil.

Em 2014, a Temporada de Projetos ganhou destaque com o lançamento da plataforma digital MaPA: http://mapa.pacodasartes.org.br e realização de exposição homônima, na qual foi destrinchada em uma linha do tempo que oferece ao público, de maneira clara, o nome de todos os artistas, curadores, críticos e membros do júri que passaram pela Temporada de Projetos. Em números são mais de 250 artistas, 15 projetos curatoriais, cerca de 80 críticos de arte e 45 jurados que fizeram, e continuam fazendo, parte dessa história.
REALIZAÇÃO

Realização
Fale Conosco | Mapa do Site | Ouvidoria | Transparência | Trabalhe Conosco Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms