Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Av. Europa 158
Jardim Europa
CEP 01449-000
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

Residência Paço
das Artes

Residência 2014

Medo e confiança

ABERTURA
21 fevereiro, 2015 - 15h00
VISITAÇÃO
De 22 de fevereiro a 22 de março de 2015
Grátis | Livre
O Paço das Artes inaugura no dia 21 de fevereiro o projeto Medo e Confiança, de Dudu Tsuda, selecionado para a primeira edição da residência artística da instituição. A entrada é gratuita.

O edital de residência para artistas e Grupo de Estudos Curatoriais (GREC) –criado em 2014-- tem como objetivo fomentar a produção e a pesquisa sobre a arte contemporânea em suas diferentes linguagens, e é destinado a artistas e curadores já inseridos no sistema das artes. “É com grande satisfação que recebemos o resultado de três meses de pesquisa e trabalho de Dudu Tsuda no Paço das Artes”, diz Priscila Arantes, diretora técnica e curadora do Paço das Artes.

Segundo Tsuda, Medo e Confiança é uma intervenção urbana participativa com aparelhos portáteis, que propõe uma reflexão sobre a violência urbana paulistana.

O espectador é convidado a interagir com a obra ao instalar um aplicativo para aparelhos móveis (iPhone e/ou Android). A ferramenta funciona como um geolocalizador, que acumula amostras de som, informações e dados de localização, enviados pelos participantes. Além disso, outros artistas convidados por Dudu Tsuda irão contribuir para o projeto e integrarão a exposição, com relatos pessoais e trabalhos relacionados à cidade de São Paulo. Casa da Lapa, Cláudio Bueno, Edith Derdyk , Guawazee, Ilana Bar, Karen Keppe, Katia Kuwabara, Lali Krotoszynski, Patricia Moran, Rachel Rosalen, Rodrigo Gontijo, Sandra Miyazawa, Talma Salem, Tathy Yazigi
e Valentina Soares são nomes confirmados.

O artista conta que foi durante a residência Tokyo Wonder Site (2014), no Japão, que surgiu a ideia inicial: um mergulho artístico e emocional na relação entre medo e confiança, a partir das inquietações do artista acerca do acidente nuclear em Fukushima e suas implicações sócio-ambientais.

Ao transpor esta reflexão para a residência artística no Paço das Artes, Tsuda buscou identificar que tipo de questão tem a mesma complexidade e profundidade que a radiação no Japão. Assim, identificou a violência urbana como uma problemática interessante para trabalhar a relação de confiança e medo. “Realizar este projeto em São Paulo significa não somente dar continuidade a este mergulho, mas também lidar com os nossos próprios fantasmas”, diz.

Saiba mais sobre a residência

Com o intuito de ampliar suas ações de fomento à arte contemporânea, o Paço das Artes abriu, no início de 2014, as inscrições para o edital de residência artística e Grupo de Estudos Curatoriais (GREC).

O júri --formado por Nino Cais, Priscila Arantes e Rejane Cintrão-- selecionou para a primeira categoria (residência artística) o projeto artístico individual de Dudu Tsuda. Para a segunda categoria, foi escolhido o projeto de um Grupo de Estudos Curatoriais de três integrantes para desenvolvimento de pesquisa e exposição de uma curadoria, que levou em consideração a história e o contexto do Paço das Artes. O projeto do primeiro GREC, composto por Ananda Carvalho, Christine Mello e Josy Panão, resultou na exposição Performatividade | Memória, que ficou em cartaz de 8/11 a 7/12 de 2014.

O edital de residência tem como objetivo fomentar a produção e a pesquisa sobre a arte contemporânea em suas diferentes linguagens, e é destinado a artistas e curadores já inseridos no sistema das artes. Isso o diferencia do edital da Temporada de Projetos, que desde 1997 seleciona artistas, curadores e críticos em início de carreira. “O teor dos dois também é diferente: para a Temporada, é necessário enviar um projeto acabado, enquanto para a residência, o processo de criação e a vivência com o contexto do Paço das Artes são fundamentais”, afirma Priscila Arantes.

Além de prêmio em dinheiro, os selecionados têm acesso ao ateliê Paço das Artes (localizado no Espaço Subsolo) para o desenvolvimento da residência, auxílio para a compra de materiais e suporte para a produção das obras e montagem da exposição, suporte de profissionais das áreas de programação, interatividade, vídeo e orientadores, comunicação visual, entre outros benefícios.

Encontros e ações
No dia 21 de março (sábado), ocorre uma série de atividades gratuitas relacionadas à mostra. Confira a programação:

15h30 :: "Cristais do Esquecimento" :: Karen Keppe
16h-17h15 :: Mesa-redonda
17h15 :: "Apelo" :: ação / poema :: Valentina Soares _ vídeo :: Fernanda Vinhas
17h30 :: Performance "Bang Bang" :: Paloma Mecozzi e Joana Ferraz

*** Haverá também o lançamento oficial do app para Iphone e Android.

Sobre o artista

Dudu Tsuda é artista sonoro, artista multimídia, músico, compositor, performer, DJ, produtor musical, jornalista e professor convidado da PUC-SP. Mestre pelo programa de Tecnologia de Inteligência e Design Digital pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e graduado em Comunicação em Multimeios pela mesma instituição.

SERVIÇO
Medo e Confiança | Dudu Tsuda
Abertura: sábado >> 21 de fevereiro >> 16h
Visitação: até 22 de março de 2015
Na ocasião, será inaugurada também a mostra “Vai que Vai”, de Ana Paula Oliveira.
REALIZAÇÃO

Realização
Fale Conosco | Mapa do Site | Ouvidoria | Transparência | Trabalhe Conosco Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms