Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Av. Europa 158
Jardim Europa
CEP 01449-000
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

Residência Paço
das Artes

Residência 2014

Performatividade | Memória

ABERTURA
08 novembro, 2014 - 15h00
VISITAÇÃO
8 de novembro a 7 de dezembro de 2014
ARTISTAS PARTICIPANTES
Ananda Carvalho, Christine Mello , Josy Panão
O projeto Performatividade | Memória, proposto por Ananda Carvalho, Christine Mello e Josy Panão, foi selecionado para a primeira edição da Residência de Grupo de Estudos Curatoriais do Paço das Artes.

Exposição Perfomatividade | Memória fica em cartaz de 8/11 a 7/12; abertura da mostra do GREC integra a programação do projeto MaPA - Memória Paço das Artes

O projeto Performatividade | Memória tem como princípio a descentralização da performance e a observação de seus aspectos não-específicos, como campo expandido que interage com as mais diferentes práticas da arte. Busca refletir sobre a noção de performatividade por meio da história e do contexto do Paço das Artes, dentro da perspectiva de um grupo de estudos curatoriais. A pesquisa objetiva constituir instrumentos de análise e procedimentos curatoriais para encarar o estatuto de performatividade dos arquivos do Paço das Artes e as práticas artísticas a ele relacionadas.

Esta perspectiva será observada durante a residência através de três eixos curatoriais:

1) O conceito de performatividade no campo das linguagens e práticas artísticas contemporâneas. Curadora responsável: Josy Panão.

2) Extremidades da performance: ações compartilhadas entre diferentes contextos, meios e linguagens. Curadora responsável: Christine Mello.

3) A performatividade dos dispositivos curatoriais. Curadora responsável: Ananda Carvalho

O projeto inicial para a exposição Performatividade & memória, que será desenvolvido durante o período de residência, engloba três dispositivos curatoriais:

1) Dispositivo curatorial – Curadoria Utópica

Será desenvolvida uma pesquisa curatorial para o desenvolvimento de uma seleção utópica de trabalhos, que explorem a performatividade dos espaços expositivos e dos processos curatoriais. Não se restringe a um suporte. Constitui um elemento discursivo da pesquisa desenvolvida durante a residência que experimenta o que poderia ser a curadoria. Discute também os limites e restrições que envolvem a produção de uma exposição, os procedimentos de planejamento e projeto – elementos representativos que remetem a uma ideia, mas que não são a realidade de fato.

2) Dispositivo curatorial – A performatividade dos trabalhos de arte

Apresentação de propostas artísticas que dialogam com o conceito proposto de performatividade independentemente da linguagem: pintura, desenho, escultura, objeto, vídeo, arte sonora, performance multimídia, etc.

3) Dispositivo curatorial – Curadoria de processo

Este dispositivo será desenvolvido baseando-se na teoria de Cecilia Almeida Salles sobre as redes de criação. O projeto Permormatividade & Memória visa utilizar recursos processuais não apenas provenientes das obras selecionadas, mas também espaços de troca, integrando de modo mais amplo as produções artísticas, o contexto, a história e o entorno do Paço das Artes. Durante a residência, através de encontros abertos com as curadoras, artistas, críticos e pesquisadores convidados, será oferecida ao público do Paço das Artes a possibilidade de contato com os processos de criação da proposta curatorial. Este dispositivo conta também com a criação deste blog, que busca colocar à mostra a construção do conceito de performatividade que orientará a pesquisa realizada durante o período de residência no Paço das Artes.

****

Série de encontros abertos ao público durante o período de residência e da exposição no Paço das Artes

O projeto "Performatividade & Memória", proposto por Ananda Carvalho, Christine Mello e Josy Panão, para a primeira edição da Residência de Grupo de Estudos Curatoriais (GREC) do Paço das Artes inclui uma série de encontros abertos ao público. A entrada é gratuita.

O Grupo de Estudos Curatoriais visa utilizar recursos processuais não apenas provenientes das obras selecionadas, mas também espaços de troca, integrando de modo mais amplo as produções artísticas, o contexto, a história e o entorno do Paço das Artes. Assim, os encontros abertos com as curadoras, artistas, críticos e pesquisadores convidados oferecem ao público do Paço das Artes a possibilidade de contato com os processos de criação da proposta curatorial elaborada durante a residência.


Primeiro encontro - 29/8

O primeiro encontro ocorrerá no dia 29/8, sexta-feira, e prevê a discussão dos seguintes tópicos:

13h - "A performatividade dos dispositivos curatoriais", com Ananda Carvalho

14h - "Extremidades da performance: ações compartilhadas entre diferentes contextos, meios e linguagens", com Christine Mello

15h - "O conceito de performatividade no campo das linguagens e práticas artísticas contemporâneas", com Josy Panão

16h - "Pensamento curatorial em suas relações com arquitetura, cenografia, luz e design", com Leonardo Ceolin e Marcos Moraes

Segundo encontro - 10/9

O próximo está marcado para o dia 10/9, quarta-feira às 14h30, com a presença da performer Daniela Mattos.

Este encontro visa debater as relações existentes entre performatividade e performance associada à análise da prática artística-curatorial "A Performance da curadoria", que foi realizada pela artista Daniela Mattospara a Temporada de Projetos do Paço das Artes em 2011.


Terceiro encontro - 3/10

Em diálogo com as atividades do Performa Paço, com curadoria da artista Paula Garcia e da escritora norte-americana Corrine Fitzpatrick, neste encontro do dia 3 de outubro, o GREC abordará as relações entre a performance e as práticas performativas de Claudio Bueno, Denise Agassi e Paula Garcia, a partir das 14h. Os artistas vão integrar a exposição "Performatividade| Memória", que o Grupo de Estudos Curatoriais abre em novembro no Paço das Artes. 

Programação

14h – Práticas performativas de Claudio Bueno
15h – Práticas performativas de Denise Agassi
16h - Práticas performativas de Paula Garcia

Quarto encontro - 14/11

17h - Josy Panão e João Índio 
18h - Christine Mello e familiares de Roberto Campadello

A exposição Performatividade | Memória dá continuidade à residência do Grupo de Estudos Curatoriais - Extremidades (Ananda Carvalho, Christine Mello e Josy Panão). Com a exposição aberta, os encontros procuram constituir materialidades a um dispositivo de curadoria em processo. 
Este encontro convida João Índio para depoimentos que trazem à tona, através de suas experiências, a performatividade da memória do Paço das Artes. Apresenta também uma conversa com os familiares de Roberto Campadello sobre a performance Persona, ocorrida no Paço das Artes em 1976. Caso estivesse vivo, Roberto Campadello faria aniversário em 10 de novembro.

Quinto encontro - 5/12

17h - Ananda Carvalho
18h - Marcos Moraes

REALIZAÇÃO

Realização
Fale Conosco | Mapa do Site | Ouvidoria | Transparência | Trabalhe Conosco Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms