Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Av. Europa 158
Jardim Europa
CEP 01449-000
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

Notícia

Veja a programação do Paço das Artes na Semana de Museus

O Paço das Artes desenvolveu uma programação extensa para públicos diversificados para a 12ª Semana Nacional de Museus, que ocorre entre 12 e 18 de maio, com o tema "Museus: coleções criam conexões”.

Entre os destaques estão o concerto Ensemble Contemporânea, com direção musical de Leandro Oliveira, uma nova edição do Paço Criança, um workshop de escultura, e a inauguração das exposições de nomes importantes como Cássio Vasconcellos (“Aéreas do Brasil” - Sala Multiuso), Angela Santos (“Fenestras” - Sala de Vídeo) e José Wagner Garcia (“Up loading Sadness” - Espaço do Quadrado).

Além disso, continuam em cartaz as mostras A invenção da praia e a 2ª Temporada de Projetos 2014 --com individuais de Ícaro Lira, Miguel Penha e Pedro França. Veja abaixo a programação completa, com organização de Priscila Arantes, diretora técnica e curadora do Paço das Artes.

EXPOSIÇÕES


“A invenção da praia”
Curadoria
Paula Alzugaray
Visitação
Até 22 de junho
Terças a sextas > 10h às 19h
Sábados, domingos e feriados > 12h30 às 17h30

Local
Espaço Expositivo

Em seu conjunto de ações, textos e instalações, a exposição quer transformar o Paço das Artes em múltiplas praias e, assim, se oferecer como um lugar de encontro, reflexão e debate sobre a função da arte no exercício das práxis sociais e de reconciliação com a natureza.

Artistas que integram a exposição
Alan Pauls, Allora y Calzadilla, Caio Reisewitz, Christiane Pooley, Francis Alÿs, Giselle Beiguelman, Hüseyin Bahri Alptekin, Janaina Tschäpe, Katia Maciel, Laura Erber, Lina Bo Bardi, Lucia Koch, Maria Laet, Rafael Assef, Regina Vater, Waléria Américo

*

2ª Temporada de Projetos 2014 
Ícaro Lira, Miguel Penha e Pedro França

Visitação
Até 22 de junho
Terças a sextas > 10h às 19h
Sábados, domingos e feriados > 12h30 às 17h30
Local
Espaço Expositivo
Terças a sextas > 10h às 19h
Sábados, domingos e feriados > 12h30 às 17h30

Três artistas selecionados para esta segunda edição da Temporada de Projetos expõem seus trabalhos: Ícaro Lira com Cidade partida, Miguel Penha com Dentro da mata, e Pedro França com Tomemos um objeto da natureza, por exemplo: uma lâmpada.

A partir de uma investigação artística realizada durante três viagens à cidade de Canudos, no sertão da Bahia, Ícaro Lira apresenta uma instalação com vídeos, objetos e cadernos sobre a Guerra de Canudos, Antonio Conselheiro, a seca, movimentos migratórios, exclusão social e seus desdobramentos atuais.

A obra do mato-grossense Miguel Penha tem como tema as matas e o cerrado brasileiro. Com uma vivência direta com a paisagem, o artista de descendência indígena desenvolveu um gosto pelo naturalismo dos viajantes do século 18, que optou por expressar em suas telas pintadas em acrílico e óleo sobre linho.

Já o trabalho de Pedro França é composto por dois backlights desenhados pelo artista, ligados a baterias de automóveis e que remetem à paisagem natural. A preocupação de França é criar obras que articulem materialmente, conceitualmente e temporalmente estas duas dimensões: imagem/suporte.
*
Maio Fotografia_Cássio Vasconcellos – “Aéreas do Brasil”

Abertura
17 de maio >> sábado >> 11h
Visitação
Até 22 de junho
Terças a sextas > 10h às 19h
Sábados, domingos e feriados > 12h30 às 17h30
Local
Sala Multiuso

Em 33 anos de carreira, o fotógrafo Cássio Vasconcellos fez da visão aérea um estilo fotográfico singular, capaz de resignificar paisagens de todos os tipos e elevá-las. Na abertura, haverá lançamento do livro “Aéreas do Brasil” (BEI Editora).
*
“Fenestras”
Artistas
Angela Santos e Emil Kolompar
Abertura
17 de maio >> sábado >> 11h
Visitação
Até 22 de junho
Terças a sextas > 10h às 19h
Sábados, domingos e feriados > 12h30 às 17h30
Local
Sala de vídeo

O vídeo Fenestras trabalha com a visualidade simultânea de seis filmes, que representam microcosmos de um ecossistema maior encontrado na Mata Atlântica. Traz a valoração de um processo de vida contínuo, transitório, em constante movimento. Através dos frames de uma janela, o vídeo cria um conjunto polifônico entre imagens e sonoridade.

*
EVENTOS E AÇÕES DE FORMAÇÃO

“Ensemble Contemporânea”
10 de maio >> sábado >> 19h
Composição
Leandro Oliveira
Local
Sala Multiuso

O Ensemble Contemporânea, dedicado à música de nosso tempo, é um projeto idealizado pelo maestro Leandro Oliveira. Desta vez, no Paço das Artes, se apresenta em duas formações - quarteto de cordas e quarteto com soprano. No evento, serão executadas as peças serão executadas as obras “Quarteto n.3 “Mishima” (1985), de Philip Glass, Dois Poemas de Stefan George - intermezzo de “A Musa do Subsolo” (2014), de Leandro Oliveira, e “Quarteto em Quatro Partes” (1950), de John Cage. O programa tem cerca de 50 minutos e será precedido por uma palestra com o compositor e curador do evento, o maestro Leandro Oliveira.

*
Paço Criança – “O Que Queremos para o Mundo?”

Data
Dia 17 de maio >> sábado>> 14h30 às 16h30

Ministrante
Cocriativa

Público-alvo
Crianças de 6 a 12 anos acompanhadas de pais ou responsáveis.
30 vagas


A oficina propõe a criação de vídeos ecológicos compostos por entrevistas, vídeopoesias e dinâmicas feitas pelas próprias crianças explorando a colaboração a participação e a criatividade. O objetivo final é criar um vídeo feito pelos participantes baseado na pergunta: “O Que Nós Queremos para o Mundo Melhor?”. Os vídeos serão postados nas redes sociais, espalhando ideias sustentáveis para a sensibilização de crianças e adultos.
As inscrições podem ser feitas pelo telefone (11) 3814-4832 ou e-mail: educativo@pacodasartes.org.br (enviar nome completo, e-mail e telefone).

*

Workshop Três Dimensões: O Pensamento Escultórico

Dias 13, 14 e 15 de maio >> terça, quarta e quinta-feira >> 14h às 18h
Ministrante
Francisco Klinger Carvalho

O workshop dará ao aluno a possibilidade de conhecer materiais e técnicas relacionadas às formas tridimensionais. Em uma abordagem de conceitos da escultura contemporânea, através de aulas teóricas e experimentais, os alunos poderão conhecer as propriedades estéticas e expressivas da linguagem tridimensional.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone (11) 3814-4832 ou e-mail: educativo@pacodasartes.org.br (enviar nome completo, e-mail e telefone).

Parque Nacional de Anavilhanas (AM), fotografia aérea de Cássio Vasconcellos (Foto: Divulgação)

Concerto realizado no Paço das Artes em 2013 (Foto: Divulgação)

Fotografia da série Land Mark (Foot Prints) (2000-2002), do duo Allora y Calzadilla; o trabalho integra a exposição A invenção da praia (Foto: Divulgação)

Mata Verde, óleo sobre tela de Miguel Penha, artista selecionado para a 2ª Temporada de Projetos 2014 (Foto: Divulgação)
REALIZAÇÃO

Realização
Fale Conosco | Mapa do Site | Ouvidoria | Transparência | Trabalhe Conosco Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms