Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Av. Europa 158
Jardim Europa
CEP 01449-000
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

Notícia

Confira os projetos selecionados para a Residência 2015

Artistas e Curadores

VISITAÇÃO
Grátis | Livre
Paço das Artes divulga projetos selecionados para a Residência 2015

O Paço das Artes --instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo-- divulga os projetos selecionados para a 2ª edição do Edital de Residência para Artistas e Curadores, programa que tem como objetivo fomentar a produção e a pesquisa sobre a arte contemporânea em suas diferentes linguagens.

O júri, formado por Marcelo Amorim, Nancy Betts e Priscila Arantes (diretora artística e curadora do Paço das Artes), escolheu um projeto para a Residência Artística e um projeto para a Residência Curatorial, que serão desenvolvidos entre este ano e o próximo.

Com duração de três meses, o programa contempla o desenvolvimento do projeto proposto, seguido de produção e acompanhamento da montagem da exposição até a sua abertura, em data a ser definida pela instituição.

Os selecionados poderão ter acesso ao ateliê Paço das Artes (localizado no Espaço Subsolo) para o desenvolvimento da residência, passagem e hospedagem (para os não residentes em São Paulo), auxílio para a compra de materiais e suporte para a produção das obras e montagem da exposição a ser realizada no final da residência, entre outros.

Confira os vencedores:

SELECIONADOS


Residência Artística

Thiago Honório - Miolo

Residência Curatorial

Ana Maria Maia – O minuto passará

SUPLENTES

Residência Artística

Flávia Junqueira e Vítor Mizael – Projeto "2"
Pontogor – Mudar de Cela

Residência Curatorial

Renan Araujo e Julia Coelho – A outra vida das obras


**

Sobre a Residência Paço das Artes 2015

O Paço das Artes realizou entre os dias 15 de abril e 30 de maio as inscrições para o edital de Residência 2015, programa que visa fomentar a produção e a pesquisa sobre a arte contemporânea em diferentes linguagens.

A Residência Paço das Artes 2015 visa selecionar dois projetos inéditos nas seguintes categorias: Residência Artística e Residência Curatorial. O projeto curatorial deve levar em consideração o contexto da instituição. Com duração de três meses, o programa contempla o desenvolvimento do projeto proposto, seguido de produção e acompanhamento da montagem da exposição até a sua abertura, em data a ser definida pela instituição.

Em sua segunda edição, a Residência Paço das Artes é destinada a artistas e curadores, já inseridos no sistema das artes, o que o diferencia da convocatória da Temporada de Projetos, que desde 1997 seleciona artistas, curadores e críticos em início de carreira. “Para a Temporada de Projetos, é necessário enviar um projeto acabado, enquanto para a Residência Artística e Curatorial, o processo de criação e a vivência com o contexto do Paço das Artes são fundamentais”, afirma Priscila Arantes, diretora e curadora da instituição | idealizadora do edital. Desta forma, os selecionados deverão realizar também encontros abertos ao público para apresentação do projeto e processo de residência.

Além de aprofundar o apoio à produção e pesquisa sobre a arte contemporânea, a Residência Paço das Artes tem como objetivos estimular a pesquisa, a criação e a reflexão crítica; formar novos públicos para a arte contemporânea; e promover a interação entre artistas, críticos, curadores e instituições culturais.

Os selecionados poderão ter acesso ao ateliê Paço das Artes (localizado no Espaço Subsolo) para o desenvolvimento da residência, passagem e hospedagem (para os não residentes em São Paulo), auxílio para a compra de materiais e suporte para a produção das obras e montagem da exposição a ser realizada no final da residência, entre outros.

A Residência Paço das Artes é uma iniciativa do Paço das Artes, instituição da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo administrada pela Associação Paço das Artes Francisco Matarazzo Sobrinho, Organização Social de Cultura.

Saiba mais sobre a Residência 2015 e acesse o edital

REALIZAÇÃO

Realização
Fale Conosco | Mapa do Site | Ouvidoria | Transparência | Trabalhe Conosco Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms