Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Av. Europa 158
Jardim Europa
CEP 01449-000
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

Notícia

Paço das Artes e Sisem-SP realizam atividades artísticas na Casa do Olhar

ABERTURA
14 novembro, 2015 - 10h00
O Paço das Artes --instituição da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo-- promove em parceria com o Sisem-SP (Sistema Estadual de Museu) uma conversa com o artista Lourival Cuquinha, integrante do Coletivo Macunaíma Colorau, seguida de oficina sobre identidade étnica subjetiva na Casa do Olhar no dia 14 de novembro de 2015. As atividades são gratuitas.

O artista irá participar de um bate-papo com o público, às 10h, em que apresenta o projeto Macunaíma Colorau, discute idéias e conceitos abordados na obra Você é Macunaíma Colorau?, exposta no Paço das Artes de 10 de abril a 5 de julho, na exposição “Cruzeiro do Sul” - 1ª Temporada de Projetos 2015.

A ação de perguntar a pessoas em cinco cidades do estado de Pernambuco “Você é índio? Você é branco? Você é negro?”, independente de suas aparências externas, gerou respostas que, filmadas, tornam explícitas, dentre outras, questões identitárias vinculadas a orgulho, preconceito, hereditariedade, ligação político-social, vergonha e dúvidas.

Desta forma, a proposta da oficina “Macunaíma Colorau, identidade étnica subjetiva”, que começa às 14h, é replicar esta ação no entorno da Casa do Olhar, a fim de levantar uma reflexão sobre a desigualdade étnico-racial por meio de uma proposição artística contemporânea. Durante esta ação, os participantes irão perguntar a transeuntes das ruas de Santo André sobre suas próprias identidades étnicas e registrar os depoimentos com câmera de vídeo.

Equipamentos necessários aos participantes:

1. Qualquer equipamento digital de captação de imagem e som (câmeras domésticas digitais, telefones celulares, Smartphones);
2. Se possível algum material de armazenamento de mídias digitais (HD, pendrive, cartão de memória compatível com o equipamento que será utilizado).

Sobre o ministrante:

Lourival Cuquinha realizou exposições no Brasil, na França, Alemanha, Holanda, EUA, etc. Participou do programa de residência Artist Links/British Council, na Inglaterra, e do Ècole Supérieure d’Art de Aix en Provence, na França. Na obra de Lourival Cuquinha, estão constantemente refletidos pensamentos sobre a liberdade do indivíduo e o controle que a sociedade e a cultura exercem sobre este; assim como sobre a liberdade da arte, e o controle exercido sobre ela pelas instituições. Ao atuar tanto na cidade quanto na instituição, questionando o estatuto sobre o que é “obra de arte” e verificando os limites das instituições na hora de absorverem investidas artísticas transgressoras, sua obra nos leva a pensar nas formas pelas quais os artistas vêm se posicionando frente ao sistema da arte.

No entanto, ao mesmo tempo, que suas obras criticam as instituições, fazem uso delas, negociam permanentemente seu lugar, numa deriva contínua entre a crítica e a adesão. Percorrendo um arco que possui inflexões políticas e força poética, a obra de Lourival surge como local de provocação e nos leva a pensar sobre o lugar que a arte pode ocupar nessas negociações pelo exercício da liberdade, experimentando, assim, o seu alcance de intervenção no próprio sistema da arte e na realidade que o circunda. 

Casa do Olhar
R. Campos Sáles, 414 - Centro, Santo André - SP


REALIZAÇÃO

Realização
Fale Conosco | Mapa do Site | Ouvidoria | Transparência | Trabalhe Conosco Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms