Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Rua Albuquerque Lins, 1331
Higienópolis
CEP 01230-001
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

Notícia

Curso | Espaço específicos, ilusão da representação

O Paço das Artes, durante a sua história, tem produzido relevante conteúdo de Arte Contemporânea nas suas exposições, seminários e publicações. Em 2020, com o desejo de compartilhá-lo com o público em geral, inaugura a 1ª edição de seus cursos com temática sobre arte contemporânea. Após inaugurar sua sede definitiva em janeiro de 2020 com a exposição Limiares da artista Regina Silveira, o Paço das Artes, Instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa inaugura essa ação em dialogo com a exposição em cartaz.

“As ações de fomento à arte e educação sempre foram pontos chaves na instituição, nessa nova fase, as oficinas e minicursos oferecem a oportunidade de mergulhar nos temas que são próprios da arte contemporânea com o intuito de alargar os conceitos e a experiência que são intrínsecas a cada exposição oferecida no Paço das Artes”, explica Priscila Arantes, diretora da instituição.

Intitulado Espaços Específicos, Ilusão da Representação o curso procura abordar propostas artísticas históricas e contemporâneas organizadas a partir da resposta a contextos específicos. Para o orientador Pedro França “ao contrário do que afirma o  cânone crítico associado à ideia de site specific, debateremos o modo como artistas vinculados a essa tradição articulam a questão da ilusão e complexificam os debates sobre o que é, para quem é, quem faz e como se usa arte contemporânea”, explica. As aulas serão expositivas e se endereçam a pessoas com qualquer nível de intimidade com o debate artístico atual.

Pedro França é artista e membro da Cia Teatral Ueinzz. É mestre em História pela PUC-Rio e professor de História da Arte no MAM-SP e no Instituto Tomie Ohtake. Desde 2011, tem trabalhado em mídias diversas, em especial vídeos e instalações. Seu trabalho se engaja no rearranjo metonímico de imagens e objetos encontrados do mundo ou produzidos, em práticas coletivas e individuais. Entre suas exposições individuais ou coletivas, destacam-se: “Don’t Judd me,  Acabei de chegar e tem uma úlcera gigantesca entre nós!” (Individual, MARP, 2018); "AI5, Ainda não acabou de acabar” (Instituto Tomie Ohtake, 2018), "Prova de  Artista" (Galeria Fortes Vilaça, 2018), “Trienal FRESTAS” (SESC Sorocaba, 2017), "Agora somos mais de mil” (EAV Parque Lage, 2016)”, "Um objeto da natureza” (individual, Paço das Artes, 2014),” Homeroadmovie” (individual CCSP, 2012). Foi indicado ao prêmio PIPA em 2016, 2017 e 2018 e ao Prêmio Marc Antônio Vilaça em 2019

SERVIÇO
CURSO: ESPAÇOS ESPECÍFICOS, ILUSÃO DA REPRESENTAÇÃO
DATAS: 16 e 23 de março | 06 e 13 de abril, segundas-feiras, das 14h às 17h
VALOR: R$ 150,00 (forma de pagamento: depósito bancário de parcela única, a ser efetuado no ato da confirmação da inscrição)
PÚBLICO-ALVO: pessoas com qualquer nível de intimidade com o debate artístico atual. 
Local: Anfiteatro Paço das Artes | Rua Albuquerque Lins, 1331 – São Paulo 
20 vagas 
REALIZAÇÃO

Realização 
Fale Conosco | Mapa do Site | Ouvidoria | Transparência | Trabalhe Conosco Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms