Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Av. Europa 158
Jardim Europa
CEP 01449-000
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

Still Brazil

ABERTURA
30 janeiro, 2018 - 19h00
VISITAÇÃO
30 de janeiro a 18 de março
CURADORIA
.

O Paço das Artes – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – inaugura no dia 30 de janeiro, às 19h, Still Brazil, de Daniel Jablonski, primeira mostra da Temporada de Projetos 2018. A exposição fica em cartaz até 18 de março na sala expositiva do térreo do MIS (av. Europa, 158) com entrada gratuita.

 Em Still Brazil, Daniel Jablonski dá forma a uma extensa pesquisa acerca da representação da imagem do Brasil em outras culturas, com foco em obras cinematográficas. Os diferentes trabalhos que compõe a exposição – áudios, vídeos e objetos – se articulam organicamente ao redor de uma coleção de 150 stills (capturas de telas) de filmes de ação estrangeiros das mais diversas épocas e nacionalidades.

As imagens capturadas, congeladas no momento em que surgem as palavras “Brazil” ou “Brazilian”, fazem mais do que reforçar os clichês atribuídos ao país e o que seria uma suposta “brasilidade”. Quando analisadas em conjunto, elas apontam para um fato importante: as referências ao Brasil não tem função real nas tramas, mas funcionam apenas como uma forma de contraponto. Assim, o país surge como uma espécie de avesso dos roteiros, um lugar imaginário no qual todas as promessas, sonhos ou fugas dos personagens são enviados sem qualquer perspectiva de realização.

Apropriando-se de imagens de filmes e suas trilhas sonoras, o trabalho de Jablonski busca evidenciar o fato de que não há apenas uma visão sobre o Brasil no exterior, verdadeira ou falsa, mas uma extensa diversidade de possíveis representações, na qual o público pode tanto se identificar com os clichês como também repensar sua própria identidade.

Além do trabalho de Daniel Jablonski, o júri da Temporada de Projetos 2018 - formado por Clarissa Diniz, Diego Matos, Lúcio Agra e Priscila Arantes - selecionou o projeto curatorial de Juliana Caffé e os projetos artísticos de Alex Santos, Felipe Braga, Flávia Mielnik, Guerreiro do Divino Amor, Ismael Monticelli, João Gonçalves, Maíra Dietrich e Naiana Magalhães, que serão expostos ao longo do ano. Os locais e períodos de exibição serão divulgados em breve.

Sobre o artista
Daniel Jablonski é artista visual, professor e pesquisador independente. Sua produção multifacetada, conjugando teoria e prática, investiga o lugar do sujeito na formação de novas mitologias e discursos do cotidiano. Suas obras já foram vistas em exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior, notadamente no Centro Cultural São Paulo, no Instituto Tomie Ohtake, no Paço das Artes, no SESC Vila Mariana, e nas galerias Sancovsky, Zipper e Bolsa de Arte (SP) bem como na Casamata, no Centro Cultural Sergio Porto e no Espaço Cultural do BNDES (RJ), e na Universidade Torcuato Di Tella (Buenos Aires). Seus escritos, incluindo entrevistas, traduções, ensaios e críticas, podem ser encontrados tanto em revistas de literatura como Serrote (Instituto Moreira Salles - RJ), revistas de artes como Amarello (SP) e Ocutopus Notes (Paris), bem como publicações acadêmicas, como Concinnitas (pós-graduação em artes – UERJ) e Poiésis (pós-graduação em filosofia - UFF-Rio).

Sobre a Temporada de Projetos
A vocação experimental do Paço das Artes é constatada, principalmente, por meio da Temporada de Projetos, que foi criada com o objetivo de abrir espaço à produção, fomento e difusão da prática artística jovem. Concebida em 1996, a Temporada de Projetos teve sua primeira exposição realizada em 1997 e se tornou, ao longo dos anos, um rico celeiro para a cena da jovem arte contemporânea brasileira.

Anualmente, a Temporada abre uma convocatória nacional selecionando nove projetos artísticos e um projeto de curadoria para serem desenvolvidos e produzidos com o respaldo do Paço das Artes. Os selecionados recebem acompanhamento crítico, a publicação de um catálogo sobre suas obras e um cachê de exibição. Desde seu surgimento, quando ainda era bienal (tornando-se anual em 2009), o programa possibilita a emergência de inúmeros artistas, curadores e críticos, muitos deles presentes na cena artística atual.

Em 2014, o Paço das Artes lançou a plataforma digital MaPA, concebida por Priscila Arantes, que reúne todos os artistas, curadores, críticos e membros do júri que passaram pela Temporada de Projetos.

SERVIÇO 
Temporada de Projetos 2018 - Paço das Artes
Artista selecionado: Daniel Jablonski – Still Brazil
Acompanhamento crítico: Nathalia Lavigne
Júri: Clarissa Diniz, Diego Matos, Lúcio Agra e Priscila Arantes
Abertura: 30 de janeiro de 2018, terça-feira, 19h
Visitação: até 18 de março de 2018
Grátis

Paço das Artes no MIS
Av. Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo/ SP; tel.: (11) 2117-4777
Horários: terça a sábado das 12h às 21h; domingos e feriados das 11h às 20h
Agendamentos de visitas orientadas: educativo@pacodasartes.org.br
Fale conosco: pacodasartes@pacodasartes.org.br
www.pacodasartes.org.br
http://mapa.pacodasartes.org.br

Informações para a imprensa - Paço das Artes
Flávio Silva | flavio.silva@pacodasartes.org.br |  (11) 2117-4777 - R. 432

Informações para a imprensa - Secretaria da Cultura do Estado
Gisele Turteltaub | 
gisele@sp.gov.br | (11) 3339-8162
Viviane Ferreira |
viferreira@sp.gov.br(11) 3339-8243

REALIZAÇÃO

Realização 
Fale Conosco | Mapa do Site | Ouvidoria | Transparência | Trabalhe Conosco Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms