Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Av. Europa 158
Jardim Europa
CEP 01449-000
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

Sol Preto

Daniel Frota

ABERTURA
25 julho, 2017 - 19h00
VISITAÇÃO
25 de julho a 27 de agosto de 2017
Paço das Artes no MIS | Grátis
CURADORIA
-
ARTISTAS PARTICIPANTES
Daniel Frota

Nova exposição da Temporada de Projetos: Sol preto

O Paço das Artes – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – abre no dia 25 de julho, às 19h, a exposição Sol preto, de Daniel Frota. A mostra selecionada para a Temporada de Projetos do Paço das Artes fica em cartaz até 27 de agosto de 2017 no térreo do MIS (Av. Europa, 158). Na abertura, o artista participa de um bate-papo e visita guiada com o público. Entrada gratuita.

Em 1919, uma expedição científica britânica chegou a Sobral, no Ceará, para observar e documentar um eclipse solar. Durante um mês, os astrônomos se instalaram na cidade para realizar o experimento fotográfico que contribuiu para comprovar a Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein. Na época, o evento foi considerado um marco para o desenvolvimento da física moderna.

A exposição Sol Preto parte desse acontecimento científico para investigar o impacto da chegada dos pesquisadores na população local. Muito supersticiosos, os moradores de Sobral passaram a suspeitar que o eclipse anunciaria o fim do mundo, pestes e inundações. 

Os materiais e formas presentes nas instalações, esculturas, gravuras e vídeo que compõem a mostra evocam o choque de crenças, ficções e urgências, apresentando uma revisão das relações de poder estabelecidas pelo contraste entre o avanço do conhecimento científico e a precariedade socioeconômica da região.

O conflito entre as crenças religiosa e científica aparecem, por exemplo, no vídeo Sol preto (HD, 23 min.), que explora os acervos do Museu do Eclipse e do Museu Dom José, ambos localizados em Sobral. Com linguagem documental, a obra narra a história por meio de um duelo entre dois repentistas, que improvisam versos sobre a expedição, o eclipse, o medo, o atraso e o início da modernidade.

Após a exposição de Daniel Frota, o Paço das Artes expõe os trabalhos dos artistas Cristina Elias, Júlia Ayerbe, Juliana Kase, Victor de La Rocque e o projeto curatorial de Jota Mombaça e Thiago Souza. 

O acompanhamento mais minucioso da Temporada de Projetos pode ser feito por meio da plataforma digital MaPA, que reúne todos os artistas, críticos, curadores e membros do júri que passaram pelo programa de fomento, criado há vinte anos.


Sobre o artista

Daniel Frota (1988, Rio de Janeiro) é formado em design gráfico pela PUC-Rio, tem pós-graduação pela Escola Nacional de Belas Artes de Lyon, França, e mestrado em Tipografia e Práticas Editoriais pelo Werkplaats Typografie, do ArtEZ Institute of the Arts, em Arnhem, Holanda. 

Entre as exposições recentes, destacam-se a exposição individual Irrealis Mood (2016), na Fondazione Sandretto Re Rebaudengo, em Turim, Itália; e as coletivas Paraphernalia (2016), no Musée des Confluences, em Lyon; e Panoramas do Sul (2015), no 19º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, em São Paulo.


Sobre a Temporada de Projetos

A vocação experimental do Paço das Artes é constatada, principalmente, por meio da Temporada de Projetos, que foi criada com o objetivo de abrir espaço à produção, fomento e difusão da prática artística jovem. Concebida em 1996, a Temporada de Projetos teve sua primeira exposição realizada em 1997 e se tornou, ao longo dos anos, um rico celeiro para a cena da jovem arte contemporânea brasileira.

Anualmente, a Temporada abre uma convocatória nacional selecionando nove projetos artísticos e um projeto de curadoria para serem desenvolvidos e produzidos com o respaldo do Paço das Artes. Os selecionados recebem acompanhamento crítico, a publicação de um catálogo sobre suas obras e um cachê de exibição. Desde seu surgimento, quando ainda era bienal (tornando-se anual em 2009), o programa possibilita a emergência de inúmeros artistas, curadores e críticos, muitos deles presentes na cena artística atual.

Em 2014, o Paço das Artes lançou a plataforma digital MaPA: http://mapa.pacodasartes.org.br, concebida por Priscila Arantes, que reúne todos os artistas, curadores, críticos e membros do júri que passaram pela Temporada de Projetos.
 

SERVIÇO 

Temporada de Projetos 2017 - Paço das Artes
Artista selecionado: Daniel Frota | Sol preto
Acompanhamento crítico: Bernardo José de Souza
Júri: Benjamin Seroussi, Juliana Gontijo, Priscila Arantes, Solange Farkas e Vinícius Spricigo

Abertura: 25 de julho de 2017* >> terça-feira >> 19h
* Bate-papo e visita guiada com o artista >> 19h30 
Visitação: até 27 de agosto de 2017
Grátis

Paço das Artes no MIS
Av. Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo/ SP; tel.: (11) 2117-4777
Horários: terça a sábado, das 12h às 20h; domingo e feriado, das 11h às 20h
Agendamentos de visitas orientadas: educativo@pacodasartes.org.br
Fale conosco: 
fb.com/pacodasartessp

Informações para a imprensa - Paço das Artes 
Érica Teruel | erica.teruel@pacodasartes.org.br | (11) 96295 1761
 
Informações para a imprensa - Secretaria de Estado da Cultura
Gisele Turteltaub | gisele@sp.gov.br | (11) 3339-8162
REALIZAÇÃO

Realização
Fale Conosco | Mapa do Site | Ouvidoria | Transparência | Trabalhe Conosco Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms