Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Av. Europa 158
Jardim Europa
CEP 01449-000
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

Paço das Artes abre mostras de Victor de La Rocque e Juliana Kase

"Camisa Social para Pessoas com Dificuldade de Identificar a Esquerda da Direita" e "Clichês"

ABERTURA
17 outubro, 2017 - 19h00
VISITAÇÃO
de 17 de outubro até 19 de novembro
CURADORIA
.

O Paço das Artes – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – inaugura no dia 17 de outubro as mostras “Camisa Social para Pessoas com Dificuldade de Identificar a Esquerda da Direita (da série Para Entender Política Brazileira)” de Victor de La Rocque e “Clichês” de Juliana Kase.  As exposições ficam em cartaz até 19 de novembro de 2017 no MIS. A entrada é gratuita.

O trabalho de Victor de La Rocque apresenta uma autocrítica irônica que se estende, a seu ver, aos artistas “fracassados”. Ele toma como ponto de partida pessoas que têm dificuldade de reconhecer direções e diferenciar os lados direito e esquerdo. A associação, de maneira imediata, é capaz de dialogar natural e analogamente com a política brasileira vigente e levantar questionamentos como: o que é (ou onde está) a esquerda? A direita? O centro? A obra é composta por uma performance de abertura, instalações com camisas bordadas com as palavras “direita” e “esquerda” nas mangas e vídeos em que pessoas comuns, recrutadas em redes sociais, dividem as mesmas experiências de angústia direcional.

Juliana Kase, depois de ter acesso a mais de duzentos clichês de metal datados do período da ditadura militar no Brasil nas décadas de 1960 e 1970, notou que o material não era apenas comercial ou de publicidade: havia, também, imagens de personagens e de acontecimentos políticos e econômicos que evidenciavam a ideologia e a construção histórica veiculadas pelos meios de comunicação da época. Diante disso, após um longo processo de catalogação, pesquisa e seleção, a artista idealizou essa obra que consiste na exposição de fichários com todos os clichês encontrados, a seleção de alguns que resultaram em gravuras feitas com tipografia, serigrafia e carimbos, associados a imagens correlatas, recontextualizando-os, além de um mapa que desenhou com as línguas faladas na América Latina, que indicam a pluralidade não abarcada pelos meios de comunicação na sociedade civil.

Haverá uma performance do artista Victor de La Rocque a partir das 19:30 do dia 17 de outubro, abertura da exposição.

 

Sobre a Temporada de Projetos


A vocação experimental do Paço das Artes é constatada, principalmente, por meio da Temporada de Projetos, que foi criada com o objetivo de abrir espaço à produção, fomento e difusão da prática artística jovem. Concebida em 1996, a Temporada de Projetos teve sua primeira exposição realizada em 1997 e se tornou, ao longo dos anos, um rico celeiro para a cena da jovem arte contemporânea brasileira.


Anualmente, a Temporada abre uma convocatória nacional selecionando nove projetos artísticos e um projeto de curadoria para serem desenvolvidos e produzidos com o respaldo do Paço das Artes. Os selecionados recebem acompanhamento crítico, a publicação de um catálogo sobre suas obras e um cachê de exibição. Desde seu surgimento, quando ainda era bienal (tornando-se anual em 2009), o programa possibilita a emergência de inúmeros artistas, curadores e críticos, muitos deles presentes na cena artística atual.


Em 2014, o Paço das Artes lançou a plataforma digital MaPA: 
http://mapa.pacodasartes.org.br, concebida por Priscila Arantes, que reúne todos os artistas, curadores, críticos e membros do júri que passaram pela Temporada de Projetos.

 

SERVIÇO 

Temporada de Projetos Paço das Artes

Projetos selecionados: Camisa Social para Pessoas com Dificuldade de Identificar a Esquerda da Direita, de Victor de La Rocque | Clichês, de Juliana Kase

Júri: Benjamin Seroussi, Juliana Gontijo, Priscila Arantes, Solange Farkas e Vinícius Spricig

Abertura: terça-feira, 17 de outubro, às 19h

+ Performance de Victor de La Rocque – 19h30

Visitação: até 19 de novembro de 2017

Grátis

 

Paço das Artes no MIS

Av. Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo/ SP tel.: (11) 2117-4777

Horários: terça a sábado, das 12h às 20h; domingo e feriado, das 11h às 19h

Agendamentos de visitas orientadas: educativo@pacodasartes.org.br

Fale conosco: pacodasartes@pacodasartes.org.br

www.pacodasartes.org.br

http://mapa.pacodasartes.org.br

 

Informações para a imprensa - Paço das Artes

Flávio Silva | (11) 2117-4777 – Ramal 432


Informações para a imprensa - Secretaria da Cultura do Estado

Gisele Turteltaub | gisele@sp.gov.br | (11) 3339-8162

 

REALIZAÇÃO

Realização
Fale Conosco | Mapa do Site | Ouvidoria | Transparência | Trabalhe Conosco Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms